Saiba mais sobre MSF Essentials e MSF Agile:


Em desenvolvimento de Sistemas, o MSF Agile é um processo iterativo e incremental.

Um processo iterativo é geralmente definido como a técnica de desenvolvimento de software que a definição dos requerimentos, o planejamento, a implementação e os testes ocorrem de forma cíclica ao invés de seqüencial, resultando em produtos incrementais do conjunto do software. Iterativo é o mesmo que repetível. Incremental é porque repete-se sempre aumentando seu resultado, ou seja, incrementando.

Quando você pensa iterativo e incremental, você organiza a “cultura” do seu projeto de forma econômica, com foco absoluto no produto e com elementos de motivação. Esta abordagem de trabalho também propícia o gerenciamento de risco, pois a informação para a tomada de decisão acontece em períodos curtos.

MSF for Agile Software Development – modelo indicado se seu projeto pode ser realizado com um mínimo de pontos de checagem, maximizando a interação com o cliente e a velocidade de desenvolvimento

MSF for CMMI Process Improvement – modelo indicado se seu projeto necessita de documentar os passos dados durante o processo de desenvolvimento para ser compatível com CMMI nível III.

As três coisas que fazem a diferença no processo iterativo e incremental são:

1. Teoria do controle: Pequenas iterações permitem você calibrar com mais agilidade suas estimativas e reduzir a margem de erro. O retorno rápido das informações de como está seu projeto incrementa a visibilidade e a previsibilidade.

2. Envolvimento do cliente / usuário: Os interessados no resultado do projeto podem ter contato com suas telas e funcionalidades rapidamente e freqüentemente. Desvios são tratados com antecedência, pois você terá informações reais para a tomada de decisão. Desta forma permite você utilizar a máxima: _ “o menor prejuízo é sempre o primeiro.”

3. Aprendizado continuo: O próprio projeto é uma rica lição a cada iteração. Você percebe a evolução da curva de produtividade e acompanha a autonomia técnica crescente dos colaboradores a cada dia dentro do projeto.

Resumidamente, MSF Essentials e MSF Agile são muito parecidos em sua essência. Se não houvesse o momento histórico da aliança ágil em 2001, provavelmente o MSF continuaria sendo uma proposta metodológica de vanguarda sem ter explicitamente em seu título a palavra ágil.

Por representar a forma como a própria Microsoft faz seus produtos, o MSF nos traz uma especialização muito útil com respostas práticas de como construir seu ciclo de vida de desenvolvimento de software. Esta especialização, comparada com o “generalismo” de outras propostas metodológicas, nos permite a metáfora: Para abrir uma garrafa de vinho você quer um saca rolhas ou uma caixa de ferramentas?


A IQ Sistemas utiliza essa metodologia - www.iqsistemas.com.br


Contribuição do www.linhadecodigo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 S a evolução do 5 S - Resumo

CAORDICO - Realmente Funciona !

A vida é feita de ciclos !!