Escalabilidade


Na engenharia de software, escalabilidade é uma característica desejável em todo o sistema, em uma rede ou em um processo, que indica sua habilidade de manipular uma porção crescente de trabalho de forma uniforme, ou estar preparado para o crescimento do mesmo.
Por exemplo, isto pode se referir à capacidade de um sistema em suportar um aumento carga total quando os recursos (normalmente do hardware) são requeridos. Um significado análogo está relacionado quando a palavra é usada em termos comerciais, onde a escalabilidade de uma empresa implica em um modelo de negócio que oferece potencial de crescimento econômico dentro da empresa.

Por exemplo, um sistema de processamento de transações on-line ou sistema de gerenciamento de banco de dados é escalável quando se pode atualiza-los para aumentar o processamento de transações se adicionando novos processadores, mecanismos e dispositivos de estocagem, e que pode ser atualizados facilmente e transparentemente sem precisar desligar o sistema.

Um protocolo de roteamento é considerável escalável com o tamanho da rede, se o tamanho necessário da tabela de roteamento em cada nó cresce como O(log N), onde N é o número de nós na rede.

Escalável verticalmente (scale up), significa adicionar recursos em um único nó do sistema (mais memória ou um disco rígido mais rápido). E Escalável Horizontalmente (scale out), significa adicionar mais nós ao sistema, tais como adicionar um novo computador com uma aplicação para clusterizar o software.

É um freqüente foco do planejamento de um sistema de hardware é a sua capacidade da sua escalabilidade. Isto é normalmente um típico cheaper a ser adicionado em um novo nós do sistema de forma a aumentar a performance tanto do partake in ajuste do desempenho para aumentar a capacidade a ser manipulada em cada nó.


A Solução em software ERP/CRM

A Solução em projetos e execução de redes ( Wireless, VPN )


Contribuição Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 S a evolução do 5 S - Resumo

CAORDICO - Realmente Funciona !

A vida é feita de ciclos !!