O que é Dashboard ???




Os dashboards - ou painéis de controle - são representações gráficas de algum aspecto de desempenho da empresa. Nestes painéis são apresentados os KPIs (Key Performance Indicators, ou Indicadores-Chave de Desempenho).

Muitas empresas, especialmente as grandes, possuem dashboards para acompanhar os resultados e indicadores da implementação de sua estratégia.

Quando pesquisamos ou lemos sobre dashboards, vemos no máximo exemplos impressos e estáticos. A maioria dos profissionais viu no máximo algum dashboard de sua empresa (ou nem isso).

O Departamento de Transportes da Virginia (Virginia Department of Transportation), disponibiliza para o público um dashboard sobre seus projetos e programas. Na página principal são apresentados os indicadores principais de cada área, e ao clicar em cada um são abertos outros indicadores da área. Além disso, em cada área é possível filtrar os dados por município, tipos de estrada e anos.

* Engenharia: avalia a conclusão de estudos, projetos de design e propaganda e estimativas de custos.
* Construção: indica obras sendo realizadas dentro do tempo e custo estimados.
* Manutenção: indicadores de construção de pontes, recapeamento de estradas e gastos de manutenção.
* Meio Ambiente: porcentagem de relatórios de não-conformidade.
* Finanças: gastos reais x planejados, gastos com recursos humanos e contratos.
* Segurança: acidentes e mortes no trânsito das estradas.
* Operações: dados de incidentes no trânsito e condições das estradas


O termo "dashboard" é utilizado para indicar um "painel de indicadores", com o por exemplo o painel de indicadores de um automóvel (indicador de velocidade, indicador de rotações do motor, indicador de temperatura do motor, indicador do nível do óleo, etc...).

Na área de negócios, um "dashboard" é o painel de indicadores escolhidos para permitir o gerenciamento de alguma operação, função ou processo.

Temos utilizado o termo "Executive Dashboard" para indicar o painel de indicadores utilizados pelos executivos de uma organização para o gerenciamento da execução da estratégia do negócio.

Espero que tenham entendido um pouco mais sobre esse termo "dashboard" que é tendencia em gestão empresarial corporativa.


Janni Silva e suas pesquisas... Fonte: http://ogerente.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 S a evolução do 5 S - Resumo

CAORDICO - Realmente Funciona !

A vida é feita de ciclos !!