terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Carreiras: conheça os sinais de que já é hora de dar tchau e trocar de emprego



No ambiente de trabalho, é comum que algumas vezes a cultura da empresa e os valores dos funcionários acabem entrando em choque. Porém, se a situação se estende por muito tempo, talvez seja o momento de prestar atenção e avaliar se não é hora de dizer tchau.

De acordo com o consultor de RH da Human Brasil, Fernando Montero da Costa, uma das situações que mais impulsionam as pessoas a mudarem de emprego é a falta de oportunidades. Porém, diz ele, é preciso observar se o problema é da empresa ou do próprio funcionário. “Às vezes, o profissional é acomodado, ou não deixa claro as suas expectativas”.

Empresa

Por outro lado, explica ele, existem alguns lugares que não possuem plano de carreira, ou são extremamente desorganizados.

“Existem algumas empresas que acabam, por exemplo, contratando alguém de fora ou dando oportunidades para funcionários mais novos, porém experientes, sem prover o padrão mínimo para que estes novos profissionais se desenvolvam satisfatoriamente. Situações como essas, depois de algum tempo, geram desconforto e acabam fazendo com que estes profissionais queiram mudar de emprego”.

Atitudes

Para saber se o problema é do profissional ou da empresa, Costa dá alguns conselhos:

* Em primeiro lugar, preste atenção ao seu comportamento. Você se mostra interessado? Mostra resultados? Está atento às expectativas da empresa?

* Segundo o consultor, o momento de avaliação de desempenho é uma boa oportunidade de checar se está atendendo às expectativas. Por isso, aproveite este espaço para perguntar sobre o seu trabalho, o seu desempenho e aproveite para se colocar disponível para novos desafios e oportunidades.

* Se ainda assim, após um tempo nada acontece. Observe a situação da empresa, os resultados, se ela tem plano de carreira, se é organizada.

* Caso haja a conclusão de que as oportunidades de evolução são poucas, sendo que os cargos de chefia são praticamente perenes, talvez seja a hora de dar tchau.


Contribuição: Por Gladys Ferraz Magalhães - InfoMoney

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Feliz Natal e Próspero 2010. São os votos da família IQ Sistemas



FELIZ NATAL E PRÓSPERO 2010
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Um momento doce e cheio de significado para as nossas vidas.
É tempo de repensar valores, de ponderar sobre a vida e tudo que a cerca. É momento de deixar nascer essa criança pura, inocente e cheia de esperança que mora dentro de nossos corações. É sempre tempo de contemplar aquele menino, que nasceu numa manjedoura, para nos fazer entender que o ser humano vale por aquilo que é e faz, e nunca por aquilo que possui.

Noite cristã, onde a alegria invade nossos corações trazendo a paz e a harmonia.
O Natal é um dia festivo e espero que o seu olhar possa estar voltado para uma festa maior, a festa do nascimento de Cristo dentro de seu coração.
Que neste Natal você, sua família e seus parceiros sintam mais forte ainda o significado da palavra amor, que traga raios de luz que iluminem o seu caminho e transformem o seu coração a cada dia, fazendo que você viva sempre com muita felicidade.

Também é tempo de refazer planos, reconsiderar os equívocos e retomar o caminho para uma vida cada vez mais feliz.
Teremos outras 365 novas oportunidades de dizer à vida, que de fato queremos ser plenamente felizes e prósperos. Que queremos viver cada dia, cada hora e cada minuto em sua plenitude, como se fosse o último.
Que queremos renovação e buscaremos os grandes milagres da vida a cada instante.

Todo Ano Novo é hora de renascer, de florescer, de viver de novo.
Aproveite este ano que está chegando para realizar todos os seus sonhos!


FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO PARA TODOS!

São os votos da Família IQ Sistemas.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Conflitos em equipe. Torne-os criativos e saudáveis.





Confrontos internos nas empresas sempre acontecem, mas devem ocorrer com criatividade, para estimular a saúde da empresa e dos colaboradores.

Segundo o especialista em planejamento estratégico Luiz Alberto Ferla, o conflito criativo deve ser focado na resolução de problemas profissionais e na discussão de ideias positivas para a organização.

Discussões acaloradas

Ao promover um espaço para discussões, é fundamental ressaltar que aquele momento seja destinado ao debate de informações, visando ao crescimento dos funcionários e da empresa. Por isso, os profissionais não podem considerar opiniões pessoais sobre seus colegas.

"O bom profissional é aquele que sabe assumir um erro e que não o repete. Tem de existir maturidade entre as pessoas para que ocorra o conflito criativo", afirma Ferla.

Sobre o líder

Nesta ocasião, o líder deve ser o primeiro a possibilitar condições para que haja discussões entre seus liderados, admitindo em sua equipe pessoas emancipadas, em termos de competências técnicas, humanas e familiarizadas com o livre pensamento.

As principais características deste chefe são habilidade e humildade. A primeira é fundamental para poder intermediar o confronto em sua equipe, enquanto a outra significa considerar as opiniões contrárias, agregando conhecimento para as atividades desenvolvidas.

"A ideia de líder é aquele que consegue que as coisas certas sejam feitas, aquele que conhece seus pontos fortes e os emprega onde possa obter o melhor resultado possível e que possui caráter e integridade", explicou o especialista.

Fonte: Administradores.com

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Empregabilidade e Empresariedade - Você sabe o quê significa ?



O mercado de trabalho é marcado por competições acirradas. Por isso, saber medir o seu grau de empregabilidade e ter consciência da capacidade de empresariedade das companhias são diferenciais. Mas você sabe o que esses dois termos significam?

De acordo com as consultoras de Recursos Humanos, Ana Lúcia Barduchi e Josiane Cintra, as mudanças são as maiores certezas do mundo globalizado, por isso, as empresas e os profissionais têm de ser ágeis, flexíveis, empreendedores, além de acompanhar estas inovações e se diferenciar dos demais.

As pessoas com essas características são disputadas no mercado e têm alto grau de empregabilidade. "São os chamados talentos, nem generalistas nem especialistas, são multiespecialistas", afirmam as profissionais de RH.

Empregabilidade

A empregabilidade é muito mais do que a capacidade que o profissional tem de conseguir novas oportunidades de emprego, de se manter no trabalho e de conseguir promoções no cargo em que atua.

Ela é explicada pelas ações realizadas pela pessoa com o objetivo de desenvolver habilidades e competências individuais, além de buscar conhecimentos para a sua colocação no mercado de trabalho. A empregabilidade depende somente do profissional. Cabe a ele manter e seguir seu projeto de carreira.

Empresariedade

Já a empresariedade é medida pela capacidade que a empresa tem de reter talentos, com ações como salários competitivos, benefícios iguais ou acima do mercado de trabalho, além de propiciar um ambiente organizacional saudável, em que seus profissionais são incentivados.

A área de Recursos Humanos também contribui para a empresariedade, já que tem de ser clara e objetiva, com foco no desenvolvimento do indivíduo alinhado com o crescimento da empresa.

Ter um chefe proativo que dê retorno sobre as ações desenvolvidas de sua equipe e aponte soluções para melhora são fundamentais para que a empresa aumente sua empresariedade, além de respeitar a individualidade de cada funcionário.

Colaboração: Karla Santana Mamona - InfoMoney

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Inaugurada em João Pessoa - PB, nova Loja da Rede Olindina calçados










Foi inaugurada neste último sábado ( 31 de Outubro de 2009 ), mais uma loja da rede Lojas Olindina calçados.
A rede que é renomada no interior paraibano chega na capital com uma bela estrutura física, de pessoal e tecnológica.

Além da rigorosa escolha da equipe e local estratégico comercialmente escolhido para abrir nova Loja Olindina de João Pessoa, o empresário e político João Pereira conta com o que há de mais moderno, arrojado e confiável em questão de software para gestão empresarial desta e de suas demais lojas: O SICE.net da IQ Sistemas.

Na abertura tivemos a cobertura da TV Record Nordeste, gravação do comercial da loja e como garoto propaganda o Ninão ( o segundo homem mais alto do Brasil ).


Um pouco sobre o Ninão: O homem mais alto do Brasil e o segundo mais alto do mundo, nasceu no município de Taperoá, Cariri paraibano, aos 15 de agosto de 1985. Joélisson Fernandes da Silva, o Ninão só perde na altura para o chinês Xi Shun, de 55 anos, que esteve no Brasil recentemente. O chinês mede 2,35 metros e calça sapatos número 55.Ninão mora com seus pais e irmãos no sítio Cajazeiras, zona rural de Assunção, pequeno município também localizado no Cariri da Paraíba. Ninão parou de crescer há dois anos e mede 2,29 m de altura. Pesa hoje 147 kg e calça 53. Apesar do gigantismo ele pilota motocicleta, dirige automóvel, e, às vezes, nada e joga futebol.

Localizada na Av. Josefa Taveira, 863 - Mangabeira a nova Loja Olindina traz para o litoral paraibano o que há de melhor em calçados, bolsas, malas, acessórios e artigos esportivos com o diferencial de preços baixos, descontos inacreditáveis nas compras a vista e cartões de crédito e com crediário próprio e cheque para até 120 dias, salientando também a excelência no atendimento aos clientes.

Faça já uma visita a uma das Lojas Olindina ( João Pessoa, Queimadas, Monteiro, Serra Branca - PB, Santa Cruz do Capibaribe e Jataúba - PE ) e tenha a certeza que fará ótimos negócios.

Conheça um pouco mais sobre o sistema SICE.net para automação e gestão empresarial na nossa página www.iqsistemas.com.br e opte pelo crescimento organizado baseados em dados confiáveis, além da robustez, confiabilidade e escalabilidade, possuimos a prestação de serviços de qualidade que sua empresa e equipe precisam.

Consultem nossos clientes... Eles são nosso reflexo !!

IQ Sistemas - Crescendo junto com o cliente e sempre presente quando sua empresa precisa.


Janni Silva é Gerente de Vendas da IQ Sistemas, analista de sistemas por formação superior e analista de implantações por experiência. Além de atuar comercialmente na empresa, realiza implantações, treina usuários, presta suporte e pós venda aos clientes da IQ Sistemas.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Liderança Feminina - Saiba valorizar e lucrar com elas !



Estamos acostumados com as disparidades de salários ou posições administrativas entre homens e mulheres. Em alguns setores, como o de serviços financeiros, informática, mídia e publicidade, onde pouca informação é divulgada sobre os padrões e limites da base salarial, há uma diferença de remuneração de cerca de US$ 10.000 entre homens e mulheres que possuem MBA.

Um dos motivos é a percepção pelas mulheres de que correm um "risco social" se negociarem um salário mais alto. Elas acreditam que se pedirem essa remuneração mais elevada, vão parecer menos amigáveis e bondosas, excessivamente exigentes e ligeiramente egoístas, características contrárias ao que supostamente caberia a elas como mulheres. Portanto, não é nenhuma surpresa que, durante algumas experiências em negociação, os participantes aloquem mais dinheiro para os homens do que para as mulheres, pois assumem que elas se satisfariam com menos. Agora, as mulheres estão dispostas a se contentar com menos?

Contudo, a recessão criou uma nova disparidade, desta vez no sentido oposto. Segundo as últimas estatísticas nos EUA, 82% das demissões têm sido masculinas. Alguns setores tradicionalmente femininos, como saúde ou educação, são menos sensíveis às turbulências econômicas do que áreas tipicamente masculinas, como manufatura ou construção. Assim, o desemprego masculino em junho de 2009 ficou em 10,6%, enquanto que entre as mulheres foi de 8,3%, tornando-se a maior diferença nesse quesito entre os sexos nos EUA desde 1948, quando começaram os registros.

Então foi criado o rótulo da grande “he-cession”, (trocadilho da palavra recessão em inglês, ao escrevê-la com a sílaba ‘he’ que significa ‘ele’, pronome masculino) e há especulações de que poderá ser a ‘grande reviravolta’ para as mulheres. O jornalista Reihan Salam se arriscou a prever que o principal conflito mundial do século não será de ideologias, geopolítica, raça ou etnia, mas sim de gênero.

A recessão poderá mudar não somente os sistemas de regulamentações, mas também os papéis exercidos pelos sexos? Há evidências de que a crise financeira já provocou algumas mudanças.

Há mais homens fazendo enfermagem nos EUA. Na Islândia e Lituânia, dois países fortemente atingidos pela crise, mulheres foram eleitas Primeiras-Ministras (Halla Tomasdottir e Dalia Grybauskaite, respectivamente). Há publicações na imprensa dizendo que enquanto a auto-estima masculina se reduz, a das mulheres tem aumentado, uma vez que algumas se tornaram chefes de família. As empresas estão finalmente levando a diversidade de gênero a sério, e em novembro de 2008 a Siemens nomeou Jill Lee ao cargo de Diretora de Diversidade.

Porém, a recessão logo acabará, e se as mulheres não se dedicarem bastante para desenvolverem suas habilidades de liderança, sua escalada ao topo corporativo será tão íngreme quanto era antes da crise. Elas precisam vencer alguns desafios e assuntos específicos, mas eu gostaria de focar particularmente na autenticidade. As mulheres têm algum problema com esse tema?

Há uma percepção errada entre as mulheres de que precisam ser como os homens para serem bem sucedidas. Muitas vezes elas tentam imitar um modelo masculino e o resultado disso é um enfraquecimento de seu estilo feminino (ex: sorriem menos), suprimindo sua qualidade inerente de serem "agradáveis e acolhedoras" ou até baixando o tom de voz. É fato que comportamentos inerentes masculinos, como a projeção da autoconfiança, ambição, poder ou o ‘estar’ no controle, estão associadas a uma liderança eficaz. Mas fazer apenas o que os homens fazem não é suficiente. Quando as mulheres são percebidas como ‘masculinas’, violam o estereótipo de seu gênero, que se define por valores comunais, como simpatia, carinho e gentileza. O resultado é uma percepção das pessoas de que falta autenticidade. Curiosamente, mulheres ‘cheias de si’ são mais suscetíveis a sofrerem assédio sexual como uma forma de castigo por serem "falsas".

Para ser bem sucedida, a mulher precisa ser encarada não apenas como ‘masculina’(com suas características inerentes), mas também como comunais. Consideremos Indra Nooyi, presidente do conselho e CEO da PepsiCo, por exemplo. Por um lado, ela é muito ‘masculina’ e projeta confiança e controle nas negociações, e, por outro lado, ela é muito atenciosa, acolhedora e uma chefe maternal, que se sente feliz em oferecer conselhos aos funcionários sobre como se vestir corretamente. Negligenciar o aspecto comunal do comportamento pode levar à uma percepção das líderes femininos de serem não-autênticas, resultando em conseqüências negativas.

As crises podem oferecer oportunidades. Esta é uma oportunidade que as mulheres não podem desperdiçar. Reexaminar a autenticidade é um bom ponto de partida.

Ginka Toegel é professora de Organizational Behavior and Leadership no IMD. Ela é diretora do programa Strategic Leadership for Women, que ajuda os participantes a encontrarem seu estilo único de liderança, mesclando valores ‘masculinos’ e comunais.

sábado, 3 de outubro de 2009

Anunciado o Windows XP Mode RTM





Foi anunciado esta semana, via Windows Team Blog, a versão RTM o Windows XP Mode, utilitário que permitirá total compatibilidade a programas que só funcionariam no Windows XP. Embora finalizado, ele só estará disponível dia 22 de outubro, data de lançamento do Windows 7.

A primeira versão do XP Mode foi anunciada em 24 de abril com a finalidade de sanar as muitas reclamações e aparar as arestas deixadas pelo seu antecessor, Windows Vista.
Com um curto período de desenvolvimento antes da versão final, passando por uma versão Beta e um RC, este dará mais tranquilidade à clientes corporativos, já que o upgrade poderá ser feito sem sustos quanto a compatibilidade de certos softwares.

O XP Mode trabalha de um modo um pouco diferente do Virtual PC, conhecido software de virtualização da Microsoft, que roda em uma instância totalmente isolada do sistema principal da máquina.
Além de oferecer uma maior versatilidade, criando um atalho direto na nova taskbar do Windows 7, este conseguirá emular tanto o hardware quanto o software incompatíveis.

O XP Mode para Windows 7 rodará somente sobre as versões Enterprise, Professional e Ultimate e exigirá um processador Intel ou AMD com suporte a virtualização além de no mínimo, 2 GB de RAM.

Definitivamente é uma grande sacada da Microsoft a melhoria do Virtual PC para trabalhar de forma mais transparente com seu novo sistema. Os usuários domésticos e corporativos ganharão não somente no quesito compatibilidade mas também em pontos fundamentais como segurança, produtividade e agilidade frente ao velho e bom XP.

Aqui no WinAjuda você confere um Mini Review do Windows XP Mode abrangendo desde a instalação até o uso do aplicativo.

Fonte: On10.net

DIA INTERNACIONAL DO MAÇON - 22 DE FEVEREIRO 2025

DIA INTERNACIONAL DO MAÇON - 22 FEVEREIRO 2025 No silêncio das pedras, um laço a formar,Irmãos de jornada, juntos a sonhar.  Luz na consciên...