quinta-feira, 9 de julho de 2009

Conflitos e pessoas problemáticas no ambiente de trabalho



"Em algum ponto de nossas carreiras, vamos trabalhar com indivíduos que são desafiadores, difíceis ou até mesmo o que eu chamaria de pessoas problemáticas... Podemos até achar que esses relacionamentos exigem estratégias muito diferentes".

O comentário é do especialista em Gestão de Projetos, Anthony Mersino, e consta no livro "Inteligência emocional para gerenciamento de projetos" (Ed. M.Books).

Segundo ele, se temos um problema com alguém, devemos explorar a possibilidade de estarmos causando essa situação. "Devemos fazer o máximo para o relacionamento funcionar. Não devemos jogar a toalha rapidamente e supor que o problema é com a outra pessoa. Dito isso, haverá casos em que esgotamos todos os esforços para construir um relacionamento com outra pessoa ou em que reconhecemos que a outra pessoa é fraca em algum ponto fundamental".

Partindo dessa premissa, ele conclui que haverá momentos em que teremos de reconhecer que nossos próprios esforços de construção de relacionamento não farão sentido quando estivermos lidando com certos tipos de personalidade.

Profissionais problemáticos

Existem muitos perfis de profissionais problemáticos. Veja algumas categorias descritas por Mersino:

* Microgerentes e críticos: são pessoas que querem controlar ou criticar tudo que você faz. Normalmente, têm problemas de confiança, controle e delegação. A emoção básica deles é o medo. Pode ser impossível trabalhar com um microgerente se ele for seu chefe. Esse tipo de líder frequentemente verifica o que você está fazendo e dita o modo de fazer as coisas. Como membro da equipe ou colega, um microgerente ou crítico pode concentrar a energia em dizer aos outros o que fazer;
* Profissionais desonestos: aqui entram desde aqueles colegas de trabalho que ocasionalmente disparam uma mentira aparentemente inocente, para se proteger de críticas, por exemplo, até os que mentem compulsivamente e podem até trapacear ou roubar. Esta categoria também inclui aqueles que agem de modo antiético ou pedem para você agir de forma antiética. As emoções básicas de funcionários desonestos podem ser raiva ou medo. Quando o desonesto é um membro da equipe, ele pode gerar conflito ao culpar os outros pelos problemas;
* Homens das cavernas: a categoria dos homens das cavernas inclui valentões, viciados em poder e preconceituosos. Eles contam piadas de mau gosto ou escolhem indivíduos e implicam com eles. Podem achar que estão apenas se divertindo quando, na verdade, estão simplesmente tentando disfarçar a agressão com o humor. Normalmente são homens, mas algumas mulheres também se encaixam nessa categoria.

Como lidar com pessoas problemáticas

Para lidar com pessoas difíceis, o melhor é limitar-se ao trabalho e evitar confrontos diretos, afirma Mersino. Diferentemente de relacionamentos normais, nos quais queremos expressar nossos sentimentos, dizer a verdade e esclarecer a situação, quando lidamos com pessoas problemáticas, devemos evitar situações que nos deixariam vulneráveis.

Outra dica é: documente tudo. Se você acredita que está trabalhado com um indivíduo que representa riscos, faça tudo por escrito. Documente acordos, instruções, responsabilidades e obrigações. Isso pode ajudar você a se defender, por meio de provas. Uma terceira recomendação diz respeito à ajuda. Se você possui problemas com determinada pessoa, converse com seu gestor e peça orientação, ou ainda com o responsável pelo Recursos Humanos.

Além disso, se você encontrar um beco sem saída ao tentar construir relacionamentos doentios que podem sobrecarregá-lo e esgotá-lo, é importante sair de perto da pessoa que representa riscos ao seu dia-a-dia no trabalho. Se o problema for com seu gerente, busque outra oportunidade em outra área da mesma empresa. Se a situação for insustentável, considere ainda mudar de emprego. Mantenha intacta sua saúde mental.

Por fim, não leve nada para o lado pessoal. Algumas pessoas são fracas em pontos que não têm nada a ver com você. Elas podem ter inveja do seu talento e do desempenho excelente que apresenta no trabalho, ou ainda podem ter medo de você crescer demais na empresa. Mantenha isso em mente e não assuma a responsabilidade por problemas de relacionamento que foram criados por terceiros.

Sem conflitos não há aprendizado:

“Equipes são grupos heterogêneos dos quais se espera resultados homogêneos. E essa é a causa dos conflitos”. Frase do escritor Max Gehringer que resume muito bem a importância que todo gestor deve dar ao desenvolvimento de sua habilidade como administrador de conflitos, pois diariamente ele investe grande parte do seu tempo nesta tarefa.

Choques e enfrentamentos são bastante comuns quando pessoas muito diferentes precisam atuar juntas num mesmo projeto e o papel do gestor é fazer com que estes inevitáveis conflitos possam resultar em ganho para a companhia. Mas como isto é possível?



Há conflitos funcionais altamente construtivos que melhoram a qualidade da decisão, estimulam a criatividade e provocam mudanças na organização. Atentos a isto, líderes de sucesso têm provocado o comprometimento genuíno de seus liderados em rotinas de trabalho bastante comuns, como:



· Condução de reuniões altamente produtivas;

· Avaliações de desempenho periódicas e estruturadas;

· Escuta respeitosa em todos os níveis;

· Pesquisa de interesses subjacentes, como a necessidade de segurança, de reconhecimento e valores;

· Focalização de interesses e não de posições;

· Análise separada de pessoas e problemas;

· Bom humor no trabalho, mesmo diante de alta competitividade.



Onde não há conflitos funcionais também não há aprendizado em conjunto. Muitas equipes acabam se esfacelando justamente porque as pessoas não criaram um ambiente que permita discordâncias, pontos de vista contraditórios e tolerância àquilo que é diferente do modelo mental comum. Nestas pseudo-equipes ninguém ousa falar “não” e as pessoas preferem errar a ter de enfrentar diferenças de opinião.



Ao mesmo tempo, espera-se dos líderes uma grande eficácia no tratamento de conflitos disfuncionais, ou seja, aqueles que provocam insatisfação e até mesmo a destruição de grupos. Seus sintomas corriqueiros são: competição interna entre equipes, sentimento de injustiça, informações importantes divulgadas apenas pela “rádio-peão”, desqualificação ou menosprezo das idéias e cinismo.



Ambiente de desconfiança que acaba sendo criado quando o gestor não dialoga constantemente com sua equipe, pois líderes que tratam os problemas de forma aberta tendem a administrar os conflitos desde seu nascedouro e, por fim, catapultá-los para a melhoria de desempenho.



Na próxima vez que você se deparar com um conflito, não reaja negativamente sem antes analisar quais os motivos que provocaram esta “desordem do estado natural das coisas” e até que ponto ela está servindo para o amadurecimento das pessoas que trabalham ao seu redor.



Uma organização sem conflitos é uma organização que também não aprende.

Créditos: Administradores.com e Wellington Moreira.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

São João em Caruaru - Programação e Drilhas 2009





Caruaru, em Pernambuco, concorre diretamente com Campina Grande, na Paraíba, o título de Maior São João do Mundo (mas no fundo as duas são grandes centros culturais que proporcionam gradiosas festas).
Este ano Caruaru aposta numa reformulação da festa, trazendo para o palco principal nomes não tão conhecidos no cenário nacional mas que não devem deixar a alegria e a qualidade faltar. São os artistas da região que farão a festa e homenagearão os 100 anos do Mestre Vitalino.
O evento conta com 10 pólos de animação. Além do tradicional Parque de Eventos, que este ano tem um maior número de bandas escaladas, algumas inclusive do forró eletrônico como Limão com Mel, Cavalo de Pau e Mastruz com Leite, o São João de Caruaru está com pólo, no Alto do Moura, onde fica a Casa Museu Mestre Vitalino, o homenageado do ano.
Lembre-se: São João é só alegria! Não solte balões, é perigoso e é crime!



PROGRAMAÇÃO do SÃO JOÃO DE CARUARU !!!


30 maio
Hebert Lucena
Fagner
Elba Ramalho
Rei do Cangaço
31 Maio
Caruforró
Limão com Mel
Fama Show
5 de Junho
Joana Angélica
Camarão
Aldemário Coelho
Maurício Ramalho
6 de Junho
Gilvan Neves
Alcymar Monteiro
Geraldinho Lins
Targino Gondim
7 de junho
Genaro e Walkíria
Gláucio Costa
Ed Carlos
Gean Souza
8 de Junho
Arraial da Farol FM
10 de Junho
Nordestinos do Forró
Didi de Caruaru
11 de Junho
Atrações Gospel
12 de Junho
Walmir Silva
Nando Cordel
Banda Falamansa
Forró Kartucho
13 de Junho
Marlene do Forró
Genival Lacerda
Santanna
Mastruz com Leite
14 de Junho
Renilda Cardoso
Azulão
Tom Oliveira
Dudu do Acordeon
15 de Junho
Festival do Violeiro
16 de Junho
Arraial da Farol FM
17 de Junho
Atrações a serem programadas por Rádio ou TV
18 de Junho
Arraial da TV Asa Branca
19 de Junho
Irah Caldeira
Território Nordestino
Luizinho de Irauçuba
Berinho e Banda
20 de junho
Novinho da Paraíba
Petrúcio Amorim
Jorge de Altinho
Banda Magníficos
21 de Junho
Josildo Sá
Maciel Melo
Frank Aguiar
Zabumba Bacamarte
22 de Junho
Tropeiros do Forró
Forró Quentão
23 de junho
Valdir Santos
Gilberto Gil
Elifas Júnior
Chá de Zabumba
24 de Junho
Israel Filho
Amazan
Erisson Porto
Zé Ramalho
26 de Junho
Banda do Batista
Assisão
Sirano & Sirino
Nádia Maia
27 de Junho
Cheiro da Terra
Dominguinhos
Geraldo Azevedo
Banda Alternativa
28 de Junho
Karolinas com K
Cristina Amaral
Eliane
Soxote A
29 de Junho
Domingos Acioly
Waldonys
Flávio José
Cavalo de Pau
4 de Julho
Maria Lafaete
Almério e Banda Zé do estado
Alceu Valença
Pinga Fogo
10 de julho
Petrúcio Amorim
Valdir Santos
Elifas Junior
Geraldinho Lins

Aproveita que é uma vez no ano !!!

sábado, 23 de maio de 2009

Tentativa da expressão do amor !!



Amar alguém é mais que quimica, é mais do que ousam falar e explicar, existe mais que afeto, afinidade ou tato.

Dizem que não acontece por algo nos faltar, até disfarçam ou arranjam desculpa para não julgar...

Não pode só existir quimica,e nem ser algo somente carnal, precisar ter algo mais!!!

Amar não é sentir somente atração, amar não é simplesmente gostar e estar afim...

AMAR é sentir o coração vibrar, é estar com alguém e perceber o coração, que nem ousa parar de vibrar.

É sentir o corpo estremecer por perto estar, é perceber a gravidade sumir quando beijar...

É perceber que dois corpos ocupam um só lugar, e que dois corpos são um, num instante tão longo e breve quanto o segundo!!!

Amar é perceber o mundo passar tão rápido quanto a velocidade da luz,

Amar é ser atraído por um campo de verdade que sempre nos conduz!!!

Amar é estar em total sintonia com alguém.

Amar é ser energia viva que não se pode precisar ao mesmo tempo, a velocidade e a posição que se tem ou se está!!!



Eis aqui uma tentativa de explicar o que É AMAR!!!

AMAR É SEMPRE MOVER, EMOCIONAR, CONTINUAR !!
AMAR È NUNCA PARAR!!!




Move it on your life. Love too much and always !!!

By Janni Surfing at heart web spaces...

quarta-feira, 29 de abril de 2009

ATITUDE: O SEGREDO DA VIDA


Quando Deus criou o Homem à sua imagem e semelhança, mandou convocar todos os anjos para uma reunião de discussão e aconselhamento.
Queria obter a opinião deles sobre a idéia de dotar o Homem do conhecimento do segredo da vida. Pediu a todos os presentes sugestões sobre onde esconder esse precioso segredo, de sorte a que só fosse encontrado pelas pessoas efetivamente dedicadas e merecedoras de tamanho privilégio.
Um anjo logo sugeriu que o segredo deveria estar escondido nas profundezas do oceano. Já outro disse que deveria estar nas entranhas da Terra. Um terceiro anjo propôs que o segredo deveria ser hermeticamente encaixotado bem próximo do céu, no pináculo da mais alta montanha da Terra, na região a mais inóspita, isolada e inacessível. Um quarto anjo, no entanto, apresentou uma opinião inteiramente diferente. Disse ele: a espécie humana é muito trapaceira e ardilosa. Logo alguém submergirá às profundezas do oceano, cavará as entranhas da Terra e escalará as mais altas montanhas. Devemos esconder o segredo num lugar em que o Homem jamais sonhe procurar: dentro dele próprio. Deus concordou e assim foi feito!
Cada um de nós possui o mais precioso dos privilégios dado por Deus. Está exatamente dentro de nós mesmos: a nossa atitude diante da vida.
A vida é sempre uma sucessão inesgotável de escolhas. Temos a liberdade ou o livre arbítrio de escolher cotidianamente entre o bem e o mal, entre o suicídio e a vida, entre o amor e o ódio, entre o desespero e a esperança, entre a realização de objetivos de curto ou de longo prazos, entre o otimismo e o pessimismo. Como pessoas, podemos também influenciar positiva ou negativamente a outras pessoas a realizarem as suas escolhas. Mas a escolha fundamental, aquela que determina a nossa trajetória existencial é a atitude que assumimos diante da vida. A escolha da atitude é apenas nossa e é determinante de nosso destino. O segredo da vida está em nós, mesmo quando nos recusamos a aceitar tal evidência.
Até onde queremos chegar depende essencialmente de nossa atitude. É claro que circunstâncias especiais são necessárias para que os nossos sonhos se realizem, pois, evidentemente, não são decorrentes apenas de nossos desejos e vontades. Mas as circunstâncias de todos os matizes só podem ser superadas se administrarmos as nossas vidas com uma atitude permanente de sucesso e de otimismo. Não é que não devamos procurar platôs mais elevados e desafiantes. Antes de tudo, porém, é preciso tentar compreender melhor o platô em que se está.
Um dos exemplos que mostra a importância da atitude, bem como a futilidade da busca constante de objetivos inatingíveis, consiste naquela pessoa que se sente escravizada, capturada numa caixa. A idéia para conseguir a liberdade é fazê-la sair sem quebrar a caixa, isto é, aprender a libertar-se de dentro da própria caixa antes de tentar libertar-se fora dela. Se não se é livre dentro da caixa em que se está, também não se será fora dela. Sempre que se quebra uma caixa haverá outra ainda maior que a envolve. E depois ainda outra. E assim sucessivamente. Nunca estamos completamente livres de caixas internas ou externas.
É a atitude, não a aptidão, que determina a altitude existencial a ser alcançada por alguém na trajetória da vida.
Pelas nossas atitudes, somos responsáveis pelo que somos e temos o poder de fazer de nós mesmos tudo o que desejarmos ser. O que mais vale no ser humano é a capacidade de insatisfação com as limitações que cerceiam o seu caminho e a determinação que tenha para superá-las.
A compreensão da realidade objetiva, tão bem preconizada pelas teorias gerenciais, nunca é toda a realidade - é apenas parte dela. Se ficarmos restritos a ela, uma vez que só ela se presta a ser observada e testada, estaremos abandonando toda a realidade subjetiva constituída pelo nosso mundo interno, a nossa vivência pessoal, a opção de valores, o conjunto de conhecimentos e de necessidades que governam a nossa existência.
É preciso, por isso, não se deixar abater: ao escapar de uma limitação, simbolicamente representada por uma caixa, descortina-se o ceticismo de um novo cenário.
Nem sempre somos capazes de equilibrar equitativamente a dedicação que devotamos ao trabalho, à família e às organizações comunitárias das quais participamos. Compreendemos com dificuldade que a disponibilidade compartilhada é fundamental ao equilíbrio existencial. Cada dimensão de per si importa muito. Privilegiar uma delas sem considerar as demais nos conduz a um equívoco de avaliação, já que são intimamente relacionadas. É bem possível que a expressão equilíbrio nos conduza a uma visão estática da questão em vez de um processo dinâmico e permanente de interação. A falta de equilíbrio decorre da ponderação excessiva que se possa estar conferindo a uma delas em detrimento das demais.
Quais são os princípios existenciais que para você realmente contam? Como agir em função das escolhas prioritárias? É também possível que as suas expectativas em relação ao trabalho, à família e à comunidade não sejam realísticas, estejam em verdade acima de suas possibilidades objetivas. Se assim for, provavelmente você não as está percebendo com adequação. O comportamento fundamentado em expectativas irrealísticas levam a comportamentos igualmente inadequados à realidade objetiva da vida, onde quer que seja. É preciso que examinemos com perspicácia a nossa própria realidade no intuito de construir um novo caminho que otimize as nossas escolhas existenciais e que contribua para minimizar o desperdício de esforços e de energia, de tempo e de dinheiro, de preocupação e de dedicação à questões que não são importantes para transformar o nosso presente indesejado num novo futuro.

Contribuição do Wagner Siqueira
By Janni Silva < IQ Sistemas >
Email / Msn: jannisilva@iqsistemas.com.br

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Ana Carolina em Caruaru - 25/04/2009




A diva Pop estará nos presenteando com seu show magnífico no dia 25 de Abril de 2009 no Paladium em Caruaru - PE


Vale a pena prestigiar a boa música mpb.


Janni Silva ( AC`s Fã )

segunda-feira, 23 de março de 2009

JCL Lajes inaugura nova e moderna loja Matriz no Agreste



A diretoria da JCL Lajes e toda sua equipe estão de parabéns pela nova loja JCL Matriz, recentemente inaugurada na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, região agreste Pernambucana. (23 de março de 2009 ).

A Inauguração contou com presença de personalidades regionais e cobertura da imprensa local como o Jornal de Surubim, da Colunista Social e Jornalista Sra. Maluma Marques entre outros.

Foi realizado um Buffet na noite anterior da abertura, e no dia seguinte comes e bebes para os clientes que estavam realizando suas compras cotidianas.

A nova loja conta com inovadora estrutura física, visual e de ambientação padronizadas, completamente atuais e modernizada dentro dos mais altos padrões em questão de organização empresarial.

É a loja mais moderna e arrojada da região em sua categoria.
Funcionando agora com o sistema de "auto-serviço" os clientes realizam suas compras com maior comodidade e contam com o auxílio dos consultores de vendas da JCL.

Para nós da IQ Sistemas, é uma imensa satisfação cultivar essa parceria com nossos produtos e serviços para gestão empresarial.

Parabéns ao Sr. José Clemildo, Sra. Josilene e toda sua equipe.

Acesse o site e conheça um pouco mais dessa organização > JCL LAJES <

By Janni Silva - Gerente de Vendas IQ Sistemas
Email/MSN: jannisilva@iqsistemas.com.br
Fones: 81-9455-1250 / 83 - 9601-2208

domingo, 1 de março de 2009

Obtendo Sucesso no trabalho em equipe




Hoje, é fundamental sabermos trabalhar em equipe e ajudarmos essa a ser uma equipe bem-sucedida. Assim, os resultados esperados serão alcançados.

Uma equipe bem-sucedida é aquela formada por um grupo de pessoas que trabalham em conjunto, a fim de atingir objetivos comuns. Porém, isso só será possível se a equipe for unida, se os esforços estiverem em uma única direção e se os seus membros forem participativos. É importante, também, ser organizada, com regras internas, em que cada componente desempenhe os mais diversos papéis de acordo com a ocasião em que se encontra. Numa equipe, os membros se apóiam mutuamente, cooperam uns com os outros e compartilham tarefas.

O ideal é que a equipe seja relativamente pequena, assim as tarefas são divididas de forma justa, as idéias e opiniões são compartilhadas abertamente e a identificação e solução dos problemas são mais rápidas.

Uma equipe bem-sucedida possui características próprias, tais como:

- Os membros da equipe são comprometidos com o crescimento e o sucesso pessoal de cada um, bem como para a realização dos objetivos.

- Desenvolve processos que visem ao aprimoramento contínuo de seus próprios métodos e produtividade.

- Seus componentes possuem habilidades para lidar com assuntos difíceis, sutis e geradores de conflitos.

- Altos níveis de criatividade. · Eficiência na realização de seus trabalhos.

- Comunicação eficaz e agradável entre seus membros.

Além disso, em uma equipe eficaz os indivíduos agem como integrantes de uma equipe e não com atitudes individualistas. Seus líderes os encorajam a sempre desenvolverem habilidades positivas, por isso a importância de um líder à frente da equipe.

Equipes que possuem bons líderes tendem a se destacarem positivamente.Entretanto, é importante ressaltar que nem o melhor líder do mundo consegue trabalhar com uma equipe que não está disposta a contribuir, a discutir e a cooperar. Então, o primeiro passo do líder será trazer a equipe para o seu lado. Ele precisa descobrir o que anda acontecendo antes de iniciar os trabalhos, assim evita discussões desnecessárias.

Para que a equipe consiga se superar é importante seguir algumas regras básicas: respeitar todos os membros da equipe e valorizar as diferenças, procurar constantemente novas maneiras de melhorar o trabalho, não falar de forma negativas das pessoas, não se tornar defensivo, dar um feedback imediato e pessoalmente aos colegas de equipe e fazer do trabalho uma fonte de diversão.

Também é importante evitar cometer alguns erros, tais como:

- Deixar que algum membro da equipe transforme-se na estrela, no mais genial da equipe.

- Fazer fofoca de colegas ausentes.

- Rejeitar o trabalho em equipe.

- Ser antipático (a).

- Deixar conflitos pendentes.

- Ficar de cara fechada.

- Deixar de cultivar relacionamentos.

- Não ouvir os colegas.

- Não respeitar a diversidade.

- Apontar o erro do outro.

- Ficar nervoso (a) com a equipe.

- Ter um líder que ninguém acredita no que ele fala porque está com a credibilidade abalada.

- Ter algum membro da equipe que só se interessa pelos seus próprios objetivos.

- A equipe não acreditar que pode atingir seus objetivos.


Fonte: universia.com.br e contribuição de Sonia Jordão. Especialista em liderança, palestrante e consultora organizacional.

DIA INTERNACIONAL DO MAÇON - 22 DE FEVEREIRO 2025

DIA INTERNACIONAL DO MAÇON - 22 FEVEREIRO 2025 No silêncio das pedras, um laço a formar,Irmãos de jornada, juntos a sonhar.  Luz na consciên...