segunda-feira, 23 de março de 2009

JCL Lajes inaugura nova e moderna loja Matriz no Agreste



A diretoria da JCL Lajes e toda sua equipe estão de parabéns pela nova loja JCL Matriz, recentemente inaugurada na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, região agreste Pernambucana. (23 de março de 2009 ).

A Inauguração contou com presença de personalidades regionais e cobertura da imprensa local como o Jornal de Surubim, da Colunista Social e Jornalista Sra. Maluma Marques entre outros.

Foi realizado um Buffet na noite anterior da abertura, e no dia seguinte comes e bebes para os clientes que estavam realizando suas compras cotidianas.

A nova loja conta com inovadora estrutura física, visual e de ambientação padronizadas, completamente atuais e modernizada dentro dos mais altos padrões em questão de organização empresarial.

É a loja mais moderna e arrojada da região em sua categoria.
Funcionando agora com o sistema de "auto-serviço" os clientes realizam suas compras com maior comodidade e contam com o auxílio dos consultores de vendas da JCL.

Para nós da IQ Sistemas, é uma imensa satisfação cultivar essa parceria com nossos produtos e serviços para gestão empresarial.

Parabéns ao Sr. José Clemildo, Sra. Josilene e toda sua equipe.

Acesse o site e conheça um pouco mais dessa organização > JCL LAJES <

By Janni Silva - Gerente de Vendas IQ Sistemas
Email/MSN: jannisilva@iqsistemas.com.br
Fones: 81-9455-1250 / 83 - 9601-2208

domingo, 1 de março de 2009

Obtendo Sucesso no trabalho em equipe




Hoje, é fundamental sabermos trabalhar em equipe e ajudarmos essa a ser uma equipe bem-sucedida. Assim, os resultados esperados serão alcançados.

Uma equipe bem-sucedida é aquela formada por um grupo de pessoas que trabalham em conjunto, a fim de atingir objetivos comuns. Porém, isso só será possível se a equipe for unida, se os esforços estiverem em uma única direção e se os seus membros forem participativos. É importante, também, ser organizada, com regras internas, em que cada componente desempenhe os mais diversos papéis de acordo com a ocasião em que se encontra. Numa equipe, os membros se apóiam mutuamente, cooperam uns com os outros e compartilham tarefas.

O ideal é que a equipe seja relativamente pequena, assim as tarefas são divididas de forma justa, as idéias e opiniões são compartilhadas abertamente e a identificação e solução dos problemas são mais rápidas.

Uma equipe bem-sucedida possui características próprias, tais como:

- Os membros da equipe são comprometidos com o crescimento e o sucesso pessoal de cada um, bem como para a realização dos objetivos.

- Desenvolve processos que visem ao aprimoramento contínuo de seus próprios métodos e produtividade.

- Seus componentes possuem habilidades para lidar com assuntos difíceis, sutis e geradores de conflitos.

- Altos níveis de criatividade. · Eficiência na realização de seus trabalhos.

- Comunicação eficaz e agradável entre seus membros.

Além disso, em uma equipe eficaz os indivíduos agem como integrantes de uma equipe e não com atitudes individualistas. Seus líderes os encorajam a sempre desenvolverem habilidades positivas, por isso a importância de um líder à frente da equipe.

Equipes que possuem bons líderes tendem a se destacarem positivamente.Entretanto, é importante ressaltar que nem o melhor líder do mundo consegue trabalhar com uma equipe que não está disposta a contribuir, a discutir e a cooperar. Então, o primeiro passo do líder será trazer a equipe para o seu lado. Ele precisa descobrir o que anda acontecendo antes de iniciar os trabalhos, assim evita discussões desnecessárias.

Para que a equipe consiga se superar é importante seguir algumas regras básicas: respeitar todos os membros da equipe e valorizar as diferenças, procurar constantemente novas maneiras de melhorar o trabalho, não falar de forma negativas das pessoas, não se tornar defensivo, dar um feedback imediato e pessoalmente aos colegas de equipe e fazer do trabalho uma fonte de diversão.

Também é importante evitar cometer alguns erros, tais como:

- Deixar que algum membro da equipe transforme-se na estrela, no mais genial da equipe.

- Fazer fofoca de colegas ausentes.

- Rejeitar o trabalho em equipe.

- Ser antipático (a).

- Deixar conflitos pendentes.

- Ficar de cara fechada.

- Deixar de cultivar relacionamentos.

- Não ouvir os colegas.

- Não respeitar a diversidade.

- Apontar o erro do outro.

- Ficar nervoso (a) com a equipe.

- Ter um líder que ninguém acredita no que ele fala porque está com a credibilidade abalada.

- Ter algum membro da equipe que só se interessa pelos seus próprios objetivos.

- A equipe não acreditar que pode atingir seus objetivos.


Fonte: universia.com.br e contribuição de Sonia Jordão. Especialista em liderança, palestrante e consultora organizacional.

domingo, 25 de janeiro de 2009

"Objetivos das Auditorias Internas nas empresas...



...Constituem no conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras, informatizadas e operacionais da Entidade”. Essa atividade tem sua ótica voltada para o que o controle interno representa à organização de forma a possibilitar o desenvolvimento harmônico, seguro e adequado de todas as ações e permitir o reflexo aos setores e pessoal interessado nas informações.
Vale lembrar que auditoria interna em geral equivale a um trabalho organizado de revisão e apreciação dos controles internos, normalmente executados por um departamento especializado, ao passo que o controle interno se refere a procedimentos de organização adotados como planos permanentes da empresa para garantir a continuidade do fluxo de operações e informações proposto através do pessoal qualificado.
Muitas vezes, as conseqüências de controles internos inadequados chamam a atenção da administração. As empresas devem ser preventivas e não reativas. Prevenção nem sempre é possível, mas minimização pode ser encontrada desde que todo o pessoal-chave.
envolvido na determinação de políticas, práticas e procedimentos estejam cientes e empenhados em acreditar nesse caminho. Ao concluir o estudo do controle interno, o auditor interno pode vir examinar as demonstrações financeiras de apenas uma conta, ou verificar o que as fraquezas e aberturas do controle interno permitem em relação a estas.

Tem por enfoque os princípios de contabilidade aplicados, os aspectos legais e fiscais das demonstrações financeiras e os aspectos documentais das transições praticadas. As demonstrações financeiras devem expor, com clareza, a situação patrimonial e financeira da entidade em determinado momento.
Cabe à auditoria convencer ao mais alto escalão da Entidade que pode auxiliá-la no crescimento dos negócios ao identificar os problemas e sugerir correções. Mas, para que isso ocorra a auditoria interna necessita:


1. Ter acesso irrestrito ao universo da empresa;
2. Fazer exames regulares dos segmentos da empresa para averiguação da efetividade do
cumprimento das suas funções de planejamento,contabilização,custódia e controle;
3. Reportar prontamente ao pessoal que precisa ser informado sobre os resultados dos exames praticados pela auditoria.
4. Corrigir condições apontadas como deficientes até que se atinja disposição satisfatória.



O serviço de auditoria implica o desenvolvimento de um planejamento com objetivos definidos, segundo roteiros, métodos, planos e programas a serem analisadas por passos e com sólidas bases técnicas.

Fonte referencia: Attie, W. Auditoria Interna. São Paulo: Atlas,
1992.

Janni Silva

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Auditoria de Sistemas

A grande maioria das atividades de negócio está automatizada, em maior ou menor grau, não importando se tratamos de setor público ou privado. A lucratividade, competitividade e daí a futura viabilidade das empresas dependem em grande parte do funcionamento contínuo e adequado dos processos de negócio suportados pela Tecnologia da Informação (TI). Sem estas condições, existirá sempre a dúvida sobre o sucesso de uma dada organização. A contrapartida é que as atividades de TI normalmente representam uma parte considerável do orçamento corporativo.

Neste cenário, a auditoria de sistemas tem como função principal promover a adequação (avaliações e recomendações para o aprimoramento) dos Controles Internos nos sistemas de informação da organização.

Nos próximos posts deste blog você encontrará textos didáticos e técnicos, além de apresentações para cada assunto referenciado.

Contribuição do Sr. Fernando Ferreira.

By Janni Silva

sábado, 10 de janeiro de 2009

Sua equipe deve ser vencedora !!!

A maior parte das horas do nosso dia é gasta no trabalho, onde é preciso dividir o espaço, as tarefas e os projetos com um grupo – seja grande ou pequeno – formado por companheiros de trabalho. Companheiros que podem se transformar em grandes parceiros, mas que, muitas vezes, são tão diferentes e têm idéias tão distintas que se torna um desafio diário manter um ambiente sereno e produtivo de trabalho.

Desentendimentos e dificuldades dentro da equipe são fatais para qualquer empresa. Constituir e dinamizar uma equipe de trabalho é uma tarefa longa, mas que compensa. “Os times de sucesso tendem a desenvolver metas coletivas, que vão além daquelas que a empresa determinou para eles”, diz Werner Kugelmeier, diretor da WK Prisma, consultoria humana-empresarial de Campinas.

A receita para a equipe de sucesso, segundo o consultor, é a presença de uma liderança participativa e afetiva, movida por muito esforço e dedicação. “Uma equipe é uma equipe de fato quando saiu da fase de (apenas) buscar resultados financeiros e passa a ter uma preocupação real com o bem-estar das pessoas, dentro e fora dela”, afirma Werner. “Como o cérebro é composto pelo lado racional, o lado esquerdo do cérebro, e pelo intuitivo, o direito, a equipe também só ganha propulsão inteligente com a ativação destes dois lados”, completa.

De acordo com Werner, é vantajoso para a equipe ser composta por membros polivalentes e diferentes entre si. “Quanto mais polivalentes forem os membros, melhor. Um pouco de polêmica não prejudica; unanimidade, ao contrário, tende a atrofiar potenciais”, afirma. “Os profissionais precisam ter senso crítico aguçado e até serem competitivos, mas com vontade e capacidade de cooperar com a equipe antes que a corda arrebente”, defende o consultor.

Para Werner, equipes que funcionam no esquema “o líder manda e os outros apenas obedecem” estão fadadas ao fracasso. “Se o líder só quer mandar, não precisa de equipe. Quando se unem inteligências, certamente o resultado é melhor”, diz.

Mas, para quem está dentro da equipe, como trabalhar no dia-a-dia com pessoas tão diferentes? Os conflitos são inevitáveis, mas, segundo Werner, são uma ótima oportunidade para o crescimento.

Ter iniciativa e não esperar que os outros ajam por você é um primeiro passo para quem atua em equipes. “Quando se fala em trabalho em equipe, as formigas dão uma aula. Elas vivem numa estrutura organizada e sabem o que fazer pelo bem comum – sem receber ordens para agir. Quando estão em ação, a sincronia entre elas é tão perfeita que parecem funcionar como membros do mesmo corpo. São uma evidência de que a união gera força”, explica.

Mas, para que os resultados apareçam, é preciso que todos estejam engajados no bem comum. Juntos, os membros de uma equipe são capazes de fazer o que não iriam realizar, se trabalhassem cada um por si.

O que fazer para a “alquimia” empreendedora de uma equipe funcionar de forma vencedora:

- Objetivos comuns, assumidos individualmente
- Papéis diferenciados, cada um fazendo sua parte e contribuindo para o coletivo
- Espaço autônomo, dando vazão à liberdade
- Franqueza construtiva na articulação de pontos críticos – tapar o sol com a peneira não resolve; os conflitos e problemas devem ser expostos, discutidos e esclarecidos.
- Receptividade objetiva na hora de escutar as críticas – trabalhar em equipe não é só criticar os parceiros. Saber ouvir é fundamental.
- Integração com os outros times na busca de conhecimento e apoio
- Motivação, coesão, organização.

O que mina os resultados esperados do trabalho em equipe:

- Falta de confiança: as pessoas precisam se sentir à vontade, dispostas a mostrar sua vulnerabilidade e ter certeza de que seus pontos fracos jamais serão usados contra elas; o líder deve dar o ponta-pé inicial, mostrando a própria vulnerabilidade
- Falta de conflito: as reuniões se tornam mornas e entediantes. O líder deve abrir espaço para que os membros da equipe aprendam a lidar com conflitos e apenas interferir quando “não tem solução”.
- Falta de comprometimento – Debates mascarados dificultam o comprometimento assertivo, porque ninguém se envolve com a decisão. O líder precisa conduzir a um plano de ação, estabelecendo de forma objetiva as tarefas e prazos de cada um.

Assista esse vídeo - Como se faz um time vencedor

Contribuição do site Administradores

sábado, 3 de janeiro de 2009

SICE.net & Petrocard


Mais uma parceria foi oficializada entre a IQ Sistemas e a Petrocard.

Para melhor atender aos nossos clientes de postos de combustíveis e prospects, a partir da versão 5.0.3.73, de 18/12/2008 o SICE.net está homologado para realizar transações no que diz respeito a venda de combustíveis e serviços extras que somente a rede Petrocard oferece aos seus afiliados. Serviços que são disponibilizados para sua frota com o zelo e cuidados que ela necessita.

Entre em contato agora mesmo com a Petrocard e informe-se sobre mais esta vantagem que a IQ Sistemas disponibiliza no SICE.net para sua comodidade e tranquilidade nas transações com o Petrocard.


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petrocard@petrocardadm.com.br
Escritório
Rua Frei Matias Teves - N°285 - 5° andar - Ilha do Leite - CEP: 50.070- 4


Janni Silva - Gerente de Vendas - IQ Sistemas
Email/MSN: jannisilva@iqsistemas.com.br
Fone: 81-9455-1250

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Empregados do setor privado podem escolher banco em que recebem salário


A partir desta sexta-feira (2), primeiro dia útil de 2009, todos os empregados do setor privado poderão escolher o banco onde receberão o dinheiro do pagamento. As chamadas “contas-salário” serão isentas de tarifas (veja informações abaixo). Pelo menos trinta milhões de pessoas com carteira assinada podem se beneficiar.

CONTA-SALÁRIO

O que é "conta-salário"?
É um tipo especial de conta de registro e controle de fluxo de recursos, destinada a receber salários, proventos, soldos, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares. A "conta-salário" não admite outro tipo de depósito além dos créditos da entidade pagadora e não é movimentável por cheques.


Qual a vantagem de se ter uma "conta-salário"?
Um benefício trazido pela "conta-salário" é a possibilidade de o empregado transferir o seu salário para outra conta diferente daquela aberta pelo empregador, sem precisar pagar tarifa por isso. Caso o empregado formalize o pedido no banco contratado pela empresa pagadora, os recursos devem ser transferidos para o banco escolhido pelo empregado, no mesmo dia do crédito, até as 12h.

O empregado também pode optar pelo saque dos recursos da própria "conta-salário" ou pela sua transferência para conta-corrente de depósitos aberta no mesmo banco.
Outro benefício é a isenção de algumas tarifas sobre essas contas.


Quais tarifas não podem ser cobradas sobre a "conta-salário"?
Sobre esse tipo de conta é vedada a cobrança de tarifa nas transferências dos recursos para outra instituição financeira, para crédito à conta de depósito de titularidade do beneficiário, conjunta ou não, desde que esses valores sejam transferidos pelo valor total creditado, admitida a dedução de parcelas de empréstimo, de financiamento ou de arrendamento mercantil, contratados na "conta-salário".

Na transferência parcial do crédito para outra instituição financeira pode ser cobrada tarifa, mesmo que seja uma só transferência.

Se a transferência for para outra conta na mesma instituição financeira, é vedada a cobrança de tarifa nas transferências pelo valor total ou parcial dos créditos. Também não podem ser cobradas tarifas por:

• fornecimento de cartão magnético, a não ser nos casos de pedidos de reposição decorrentes de perda, roubo, danificação e outros motivos não imputáveis à instituição financeira;
• realização de até cinco saques, por evento de crédito;
• acesso a pelo menos duas consultas mensais ao saldo nos terminais de auto-atendimento ou diretamente no guichê de caixa;
• fornecimento, por meio dos terminais de auto-atendimento ou diretamente no guichê de caixa, de pelo menos dois extratos contendo toda a movimentação da conta nos últimos trinta dias;
• manutenção da conta, inclusive no caso de não haver movimentação.


Posso abrir uma "conta-salário"?
Para abertura da "conta-salário", é necessário que seja firmado um contrato ou convênio entre a instituição financeira e o empregador. A "conta-salário" não é aberta por iniciativa do empregado. A "conta-salário" é aberta por iniciativa do empregador, que é responsável pela identificação dos beneficiários.


Os bancos são obrigados a abrir "conta-salário"?
Os bancos somente estão obrigados a abrir "conta-salário" se firmarem contrato ou convênio com qualquer pagador de salários ou demais benefícios sujeitos às normas dessa conta. Se o banco firmar contrato ou convênio relativo à folha de pagamentos de uma empresa, por exemplo, deve ser aberta "conta-salário" para os empregados, imediatamente por ocasião do primeiro pagamento, ou nos prazos estabelecidos para as situações especiais comentadas à frente.


É obrigatória a utilização de "conta-salário" para servidores e empregados públicos?
Para os contratos novos, assim considerados aqueles firmados entre o banco e órgãos do setor público a partir de 21 de dezembro de 2006, a implementação da "conta-salário" é obrigatória desde 2 de abril de 2007. Entretanto, tal implementação poderá ser postergada para até 2 de janeiro de 2012, se os contratos forem realizados sob as condições estabelecidas pela Lei 8.666, de 21 de junho de 1993 (Lei das Licitações), e também previrem isenção à cobrança de tarifas dos beneficiários para os seguintes procedimentos:

- transferência, total ou parcial, dos créditos para outras instituições;
- saques, totais ou parciais, dos créditos; e
- fornecimento de cartão magnético e de talonário de cheques para movimentação dos créditos.

Para os contratos existentes anteriormente a 21 de dezembro de 2006, a "conta-salário" deve ser implementada a partir de 2 de janeiro de 2009. Entretanto, os bancos podem adiar essa implementação para até 2 de janeiro de 2012, caso os contratos contenham as mesmas cláusulas contratuais referidas no item anterior, ou venham a ser aditados, com vistas a serem neles incluídas essas mesmas cláusulas até 31 de dezembro de 2008.


É obrigatória a utilização de "conta-salário" para os empregados da iniciativa privada?
Para os contratos ou convênios celebrados desde 6.9.2006, a abertura da "conta-salário" é obrigatória desde 2.4.2007. Para os contratos ou convênios existentes em 5.9.2006 e desde que tenham sido efetivamente implementados até essa data, ou seja, que tenha sido processada pelo menos uma folha de pagamentos, a abertura da "conta-salário" é obrigatória a partir de 2.1.2009 ou a partir do vencimento do contrato, se anterior a essa data.

Para os contratos ou convênios existentes em 5.9.2006 que tenham sido prorrogados, renegociados ou alterados por qualquer outra forma a partir de 6.9.2006, se a prorrogação, renegociação ou alteração tiver ocorrido anteriormente a 2.4.2007, a abertura da "conta-salário" é obrigatória desde 2.4.2007. Se posteriormente a essa data, a abertura da "conta-salário" é obrigatória a partir da data da prorrogação, renegociação ou alteração.


Posso ter cheque da "conta-salário"?
Não. A "conta-salário" não é movimentável por cheques.


Como posso sacar os recursos de minha "conta-salário"?
As condições para a efetivação dos pagamentos aos beneficiários da "conta-salário" devem constar no contrato firmado entre o banco e a entidade pagadora. As normas do Banco Central admitem que os recursos sejam sacados com cartão magnético em terminais de auto-atendimento, diretamente em guichê de caixa, inclusive em ponto de atendimento de correspondente no País, ou por qualquer outro meio previsto no referido contrato.


Diárias podem ser pagas por meio de "conta-salário"?
Sim. As "contas-salário" se destinam ao pagamento de salários, proventos, soldos, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares. Ou seja, devem ser pagas por meio da “conta-salário” todas as verbas provenientes de remuneração do trabalho prestado, devidas pelo empregador, e que efetivamente transitem em folha de pagamento.


Fonte: Banco Central

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