Design de Software - IHC



Design de software com IHC - Exemplo de $uce$$o: Ipad;

O desenvolvimento de software basicamente deve começar pelo seu design, modelagem.

Um software que agrade ao usuário deve ser interativo, amigável, ágil, fácil de utilizar, o que consiste na elaboração primeiramente do seu modelo conceitual, ou seja na representação visual de seus elementos, funções e na forma de interação com os humanos potencializando todas as suas funcionalidades.

Na prática, vejamos um dos vídeos da apresentação do Ipad - Por Steve Jobs.

Clique aqui e assista ao vídeo;

Steve Jobs fala o tempo todo como os seres humanos podem interagir com os softwares que já utilizamos há tempos: players de vídeos e músicas, leitor de emails, navegadores de páginas Web, visualizador de imagens, e-readers entre outros.

Nota-se alguns aspectos importantes:


** Steve Jobs chama a atenção o tempo todo sobre com podemos interagir com os dedos nestes programas. Bem acomodados numa confortável poltrona ou sofá, e fala em ter uma "experiência de uso".

** Os diferentes produtos foram idealizados para uma plataforma única, compartilhando alguns elementos comuns.


Sintetizando: Na concepção e implementação do Ipad, foi realizado o design dos programas/softwares componentes do Ipad, com elementos visuais e interativos agregados ao hardware simples (com poucos elementos, embora com tecnologia sofisticada), implementando assim na era tecnológica um novo marco / modelo de "INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR" baseado em toques nos visores/tela.

A apple disponibiliza a SDK, e é pouco provável que obtenham sucesso em desenvolver aplicações realmente eficientes se começarem desenvolvendo diretamente.

É essencial desenhar, prototipar, definir a seqüencia de interações da interface com o usuário para então depois transformar isso tudo em código.

Observe como alguém que não pratica o desenvolvimento de software, mas que possui noções de engenharia de software, é capaz de idealizar e modelar uma aplicação eficiente e amigável, e que posteriormente precisará ser codificada por um bom desenvolvedor/programador que saiba implementar isso.

Porém, o bom desenvolvedor/programador que esteja mergulhado apenas em códigos fontes, não necessariamente conseguirá idealizar tais produtos com IHC realmente satisfatórios. Ele deve estar inteirado com a necessidade do usuário, pois é o usuário quem define se o software é bom ou não.

São raros os casos em que um desenvolvedor / programador consegue abstrair da necessidade real do usuário a solução e implementar isso em um software de forma amigável e satisfatória;

Temos que lembrar que o desenvolvedor/programador não desenvolve apenas para si próprio, mas sim desenvolve soluções para pessoas em seus diversos níveis de conhecimento, cultura, educação e que quanto mais simples, lógico, prático e eficiente for o software, mais chances de $uce$$o.

Janni Silva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 S a evolução do 5 S - Resumo

A vida é feita de ciclos !!

CAORDICO - Realmente Funciona !