Líder + Gestor = Lidestor. O novo perfil executivo.




As empresas enfrentam de forma cada vez mais inovadora os cenários onde operam, transformando dificuldades em oportunidades, saindo muitas vezes de condições claramente definidas para um caos indesejado, crescendo, encolhendo e crescendo novamente, enxugando seu quadro de funcionários e voltando a expandir com um capital humano com competências cada vez mais complexas, multidisciplinares e multiculturais. Assim, jamais será possível elas sobreviverem com os velhos conceitos de chefe, gerente, gestor e, principalmente, líder.
Já não é mais possível pensar e agir de forma segmentada. É preciso somar conhecimentos, habilidades e motivações. É preciso usar todos os sentidos e todo o potencial do nosso cérebro. Quando olhamos ao nosso redor é fácil identificar pessoas que são claramente líderes e péssimos gestores. Assim como podemos reconhecer os fantásticos tocadores de projetos, comandando centenas de pessoas, sem a mínima sensibilidade de liderança. Cada vez mais será necessário haver uma combinação equilibrada de liderança e gestão como competência fundamental dos profissionais que estão na direção e gerência de nossas organizações. Estes são os lidestores. Pessoas que somam, por exemplo, a criatividade de um líder com a eficiência e eficácia de um gestor. Ou, ainda, pessoas que saibam planejar como um gestor e tenham uma visão do todo como um líder.
É necessário que os lidestores sejam multiculturais, multidisciplinares e que consigam aplicar suas competências de forma interdisciplinar. Se, por um lado, desenvolver habilidades para liderar equipes é indispensável, aprimorar-se constantemente nas novas tecnologias é uma condição necessária para a gestão dos processos. As lideranças também precisam aprender a ensinar, pois se não conseguirem disseminar o seu conhecimento pela organização não terão tempo e nem condições para buscarem um novo aprendizado.
Finalmente, os lidestores precisam praticar a colaboração, ajudando não só as suas equipes, mas os seus pares e todos os stakeholders que estejam de alguma forma contribuindo paraa sustentabilidade da organização. A sobrevivência de uma empresa é, também, a sobrevivência das pessoas que nela trabalham ou dela dependem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 S a evolução do 5 S - Resumo

A vida é feita de ciclos !!

CAORDICO - Realmente Funciona !