CRM - Customer Relationship Management





CRM Analítico oferece informações relevantes e estratégicas

O que fazer com os dados armazenados por intermédio das ferramentas de CRM? O CRM Analítico pode ser a solução.

O desafio maior para as companhias que atuam no varejo é entender o cliente. Para isso, o primeiro passo é obter o máximo de dados possíveis sobre ele. Com esse objetivo, desde 1999, as empresas começaram a investir pesado em ferramentas de Customer Relationship Management (CRM). O sistema prometia aumentar a receita, já que trabalhava para impulsionar as vendas, alinhando a estratégia das companhias às demandas dos consumidores.

Porém, após algum tempo coletando todo tipo de informação, os varejistas se depararam com um problema: o que fazer com tanta informação? “A estratégia tem de ser bem-definida, caso contrário não adianta nada ter uma boa ferramenta de TI”, comenta Fernando Serson, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP). Sem uma política correta, muitas empresas acabaram caindo nas “armadilhas” do CRM e não conseguiram o retorno esperado.

Hoje, um outro tipo de ferramenta aparece para tentar solucionar esse problema: o CRM Analítico. Semelhante aos sistemas de Business Intelligence (BI), mas voltada essencialmente para a parte de relacionamento, a solução trabalha em conjunto com os velhos CRMs, oferecendo aplicativos que geram informações relevantes e que têm a capacidade de auxiliar os gestores na tomada de decisões.

Segundo Francisco Chang, gerente-sênior de Alianças e Canais para a América Latina da Oracle – empresa que nos últimos anos adquiriu diversos fornecedores de CRM, como a PeopleSoft, e é um dos principais players desse mercado – as corporações passaram por algumas “febres” tecnológicas. “De 1995 a 1999 foi a era do ERP, que visava a redução de custos. A partir daí veio a fase do CRM, com o objetivo de aumentar as receitas. Atualmente, as corporações investem no CRM analítico, mas esse movimento está sendo mais consciente”, garante o executivo.

Chances de sucesso

“O bê-á-bá já não é mais suficiente”, relata Anna Zappa, diretora de Marketing da Plusoft, empresa especializada em soluções de CRM e call center. Para se diferenciar da concorrência, não basta mais fornecer um cartão fidelidade e oferecer descontos por compra, é preciso compreender as necessidades da clientela. E é nesse momento que entram em cena as ferramentas de CRM Analítico.

Ao optar por esse tipo de solução, a companhia aumenta as chances de sucesso e isso vale para todos os produtos e perfis de clientes. “As empresas precisam definir com precisão se vale a pena reter todos os consumidores, pois alguns não são lucrativos”, afirma Cláudio Cerqueira, especialista em Varejo do SAS, fornecedor de soluções de CRM e BI.


O CRM analítico ajuda a definir qual cliente merece atenção especial. Para isso, a ferramenta seleciona dados específicos e os fornece aos gestores. Essas informações geralmente já estão em poder da empresa, mas dispersas nos bancos de dados das soluções tradicionais de relacionamento.

Fonte no link da postagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 S a evolução do 5 S - Resumo

A vida é feita de ciclos !!

CAORDICO - Realmente Funciona !