FAZENDA
Secretário: Paulo Henrique Saraiva Câmara
DESPACHO RELATIVO AO CANCELAMENTO DE REGISTRO DE PAF-ECF Nº 001, DE 11/11/2011
O Diretor Geral de Planejamento da Ação Fiscal - DPC, considerando o disposto na Portaria SF nº 061, de 05 de maio de 2010, que estabelece os procedimentos para registro de Programa Aplicativo Fiscal – PAF-ECF no Estado, nos termos dos Convênios ICMS 15/2008, de 04 de abril de 2008 e 09/2009, de 03 de abril de 2009 e do Ato COTEPE/ICMS 06/2008, de 14 de abril de 2008, e alterações,RESOLVE:
I - Fica CANCELADO o registro, para uso neste Estado, dos Programas Aplicativos Fiscais – PAF-ECF, abaixo descritos, considerando o
disposto no Convênios ICMS 15/2008, de 04 de abril de 2008 , Capítulo II, Seção III, § 8º.
Nº do Registro Nome do PAF-ECF CNPJ do Desenvolvedor Razão social do Desenvolvedor:
1 SIAGRI AGRIBUSINESS 02.435.301/0001-73 SIAGRI SISTEMA DE GESTAO LTDA
2 INTERFACENET 02.880.735/0001-82 INTERFACENET SISTEMAS E CONSULTORIA LTDA
3 SOLUCAO CERTA 01.486.488/0001-71 COERENTE SLUX TECNOLOGIA DA INFORMACAO LTDA
4 SOLUCAO CERTA 01.486.488/0001-71 COERENTE SLUX TECNOLOGIA DA INFORMACAO LTDA
7 PONTO DE VENDA HABIL 85.093.250/0001-76 KOINONIA SOFTWARE LTDA
8 UNICO 01.212.344/0001-27 INTELIDATA INFORMATICA LTDA
9 ERPM_PDV.EXE 09.067.820/0001-75 PROCFIT GESTAO ORIENTADA A PROCESSOS LTDA.
10 SISTEMA COMERCIAL 81.783.912/0001-89 DIGISAT TECNOLOGIA LTDA - EPP
11 APLICATIVOS COMERCIAIS 00.445.335/0001-13 COMPUFOUR SOFTWARE LTDA
12 SALC 04.241.966/0001-71 SEBASTIAO DE OLIVEIRA PESSOA MICROINFORMATICA
13 SALC 04.241.966/0001-71 SEBASTIAO DE OLIVEIRA PESSOA MICROINFORMATICA
14 ACE3 02.692.380/0001-06 REZENDE SISTEMAS LTDA
15 TACGAS3 02.692.380/0001-06 REZENDE SISTEMAS LTDA
16 TACGASAD3 02.692.380/0001-06 REZENDE SISTEMAS LTDA
17 TACHUNGRY3 02.692.380/0001-06 REZENDE SISTEMAS LTDA
18 TACRETAIL3 02.692.380/0001-06 REZENDE SISTEMAS LTDA
19 FRENTE DE CAIXA STORE 06.332.765/0001-05 ACSN DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE DO BRASIL LTDA
20 SYGMA PDV LIVE 04.995.899/0001-80 SYGMATEC INFORMATICA E SISTEMAS LTDA
21 SAVWIN 05.258.974/0001-93 DESEMPENHO CONSULTORIA DE INFORMATICA LTDA
22 NEXTT LOJA 09.604.965/0001-68 NEXTT SERVICOS DE INFORMATICA LTDA
23 PDVWBA TS SW2000 08.754.527/0001-13 WBAGESTAO TECNOLOGIA E SOFTWARE LTDA
24 PDVWBA TS SW2000 08.754.527/0001-13 WBAGESTAO TECNOLOGIA E SOFTWARE LTDA
25 SRICASH 08.490.408/0001-09 SRI AUTOMACAO E SERVICOS DE INFORMATICA LTDA
26 SGF 73.711.814/0001-08 PODIUM INFORMATICA LTDA
27 SGF - DATAFLEX 73.711.814/0001-08 PODIUM INFORMATICA LTDA
28 FRENTE AVANCO 42.790.097/0001-23 AVANCO INFORMATICA LTDA
29 POCKET CHEFF 04.442.150/0001-06 CHEFF SOLUTIONS TECNOLOGIA DO BRASIL LTDA
31 FACIL FRENTE DE CAIXA 04.625.063/0001-94 ID BRASIL SISTEMAS LTDA
32 RCKY PDV FOR WINDOWS 00.163.903/0001-93 RCKY INFORMATICA LTDA
33 VIXEN PDV 58.108.408/0001-61 PASSWORD INTERATIVA SISTEMAS LTDA
35 SISLOJA 09.218.787/0001-37 Q1 SERVICO E RECEBIMENTO LTDA
36 SHOP CONTROL 8 FISCAL 00.961.333/0001-87 TRUNCI & TRUNCI LTDA
37 B2CLICK PAF 05.017.821/0001-54 ROBSON DE OLIVEIRA BENEDITO ME
38 GWPDV 61.701.363/0001-49 GETWAY AUTOMACAO COMERCIAL LTDA
39 GERCOMWIN 03.703.802/0001-56 J A RODRIGUES PORTO
40 NEXT TECNOLOGIA GIN PDV 74.515.958/0001-51 NEXT TECNOLOGIA COMERCIO E SERVICOS LTDA
41 VENDITOR 05.113.966/0001-59 CONECTO SISTEMAS LTDA
42 WRPDV 82.454.265/0001-24 R.P. INFORMATICA LTDA
43 FRENTE CAIXA 05.537.538/0001-53 EXCLAIN TECNOLOGIA EM INFORMATICA LTDA
44 VISUAL STORE 04.965.410/0001-28 VISUAL MIX SOLUCOES LTDA
45 FORSALE 26.269.316/0001-77 TEKNISA SOFTWARE LTDA.
46 SIGPOSTO 02.472.064/0001-10 MICROSFER INFORMATICA LTDA
47 SUPER PDV 02.779.012/0001-91 B.M. INFORMATICA LTDA
48 WINGAS 04.204.763/0001-05 MTB SOLUCOES EM AUTOMACAO LTDA
49 ph 4000 07.042.372/0001-20 PEDRO RODRIGUES-ME
50 MERCOFLEX 00.865.547/0001-50 G Z SISTEMAS IMPORTACAO E COMERCIO LTDA
51 MERCOFLEX 00.865.547/0001-50 G Z SISTEMAS IMPORTACAO E COMERCIO LTDA
52 PDVMULTIEMPRESANE 01.098.983/0134-34 PAQUETA CALCADOS LTDA
53 SIGILO PDV 85.305.431/0001-19 MODULA SOFTWARE LTDA
54 STORE MANAGER 73.831.265/0001-05 MILLENNIUM NETWORK LTDA
55 COLIBRI FOOD 56.824.519/0001-49 WYSE SISTEMAS DE INFORMATICA LTDA
56 FORMIULA CERTA 68.962.851/0001-59 ALTERNATE SISTEMAS E INFORMATICA LTDA
57 cds comercial 04.592.633/0001-97 CDS - CONSULTORIA E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS LTDA
60 PDV ALTERDATA 36.462.778/0001-60 ALTERDATA TECNOLOGIA EM INFORMATICA LTDA
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quarta-feira, 16 de novembro de 2011
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
7 competências que o mercado busca nos profissionais...

Domínio da tecnologia, foco em resultados e comunicação apurada estão entre as características mais procuradas pelas empresas.
Quais são as características que um profissional precisa ter, além, é claro, daquelas específicas de cada ramo de atuação? Victor Martínez, especialista em treinamentos comportamentais e projetos de RH e CEO da Thomas Brasil, empresa especializada em gestão de pessoas, listou sete talentos que as empresas buscam nos profissionais. Veja abaixo:
1. Autogerenciamento - É a capacidade de motivação, disciplina e auto-avaliação do indivíduo. Trata-se do profissional capaz de realizar projetos, buscar soluções e identificar formas de implementar as soluções.
2. Comunicação múltipla - Segundo Martínez, o mundo é uma aldeia global, por isso, a capacidade de se comunicar de modo realmente eficaz em inglês deve ser prioridade em determinadas áreas. "Há outras formas de comunicação que devem ser exploradas, como por exemplo, a informática, os blogs, a intranet, os processos e sistemas de informação e transmissão de dados."
3. Negociação - Reflita sobre sua capacidade de negociação e dê atenção especial às suas habilidades nesse campo. Apresente suas ideias de forma clara e convincente e argumente de forma positiva, franca e objetiva.
4. Adaptabilidade - "Mudança é uma das duas grandes certezas da vida", diz Martínez. Por isso o profissional do futuro deve procurar prevê-las e antecipar-se a elas.
5. Educação contínua - Novidades tecnológicas, descobertas, novos processos mais eficazes aparecem a cada momento. Por isso, é fundamental a busca continua por aprimoramento.
6. Domínio da tecnologia - Como já dizia Ayrton Senna, tecnologia faz diferença. Use e fomente a tecnologia de ponta sempre que possível ou quando houver necessidade. Para evoluir nesse quesito, decrete sua própria obsolescência e parta para patamares mais altos de tecnologia.
7. Foco nos resultados - São os resultados que interessam, mas lembre-se que a ética deve ser respeitada. Na busca pelos resultados, as pessoas também são avaliadas por suas ações. Vale refletir e analisar o que você busca e o que agregará valor em termos de custos/esforço.
Concentre-se nisso para conquistar e MANTER seu espaço !!
Fonte: Administradores.com
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
Os 7 Pecados Profissionais da mulher no Trabalho !

Originalmente dominada por homens, a cultura corporativa ainda está se adaptando ao estilo feminino – e vice-versa. Para muitas vagas, a preferência é delas, inclusive. “Já acompanhei uma seleção em que o chefe acreditava que por ser mãe e executiva, a pessoa teria mais consciência da sua responsabilidade e seus papéis”, diz Gerson Correia, sócio da Talent Solution. O conceito de comportamento saudável no trabalho não tem a ver com copiar o modelo masculino – que também apresenta pecados específicos, mas diz respeito à superação de algumas tendências de conduta. Conheça sete delas:
1. Demonstrar fragilidade
Para muitas posições, sobretudo de liderança, é necessário ter pulso firme. E isso significa não fazer rodeios nas ocasiões em que a repreensão é necessária ou simplesmente dizer “não” com segurança. “Historicamente, a mulher tem um estereótipo mais fragilizado”, afirma Álvaro Gazda, office manager da empresa de recrutamento Michael Page. “Especialmente em vagas que pedem pulso mais forte.” A mulher que almeja esse tipo de cargo precisa estar disposta a mostrar que não é o sexo frágil e deixar claro a que veio.
2. Ser muito agressiva
Parece contraditório com o item anterior, mas o erro está na dose. Ser firme é fundamental, mas há limites. “Algumas executivas, para se impor, são até mais agressivas com seus pares e subordinados do que seriam os homens. A melhor maneira de dosar é ouvir feedbacks da equipe”, esclarece Correia, da Talent Solution. Mas se o perfil da mulher é mais agressivo, vale tentar aproveitá-lo na vaga certa. “A dica é ser você mesma. A mulher tem que ter uma postura de segurança. Quem tenta parecer o que não é acaba sendo pego em algum momento”, diz Gazda, da Michael Page.
3. Extravasar a intimidade
Vale para uma entrevista ou para a rotina profissional: detalhes pessoais devem ficar em casa. “O entrevistador que faz uma pergunta pessoal não está pedindo para ela se abrir. É um erro estender-se demais, porque é fácil começar a falar de problemas”, diz Garzda. No ambiente de trabalho, também vale ter cuidado. Isso evita comentários maldosos, fofocas e intimidade indesejada por parte de pessoas desagradáveis.
4. Ser informal demais
A informalidade precisa ser domada. “Mulheres em cargos de média gerência tendem a ser um pouco menos formais do que os homens”, afirma Gazda. A linguagem e a forma de abordar os colegas de trabalho são dois momentos que normalmente denunciam a falta de adequação. Para ele, é puramente questão de tempo para as mulheres assimilem melhor essas nuances, já que entraram nos níveis gerenciais mais recentemente.
5. Misturar compromissos pessoais e profissionais
Atualmente, boa parte das empresas tem certa flexibilidade para gerenciar situações pessoais do funcionário. Apesar de contar com a colaboração do parceiro, a mulher é muito requisitada pela família, talvez pelo seu jeito prático e rápido de resolver problemas. Levar o filho doente ao médico é perfeitamente negociável e aceitável, o problema é quando a vida pessoal invade com muita frequência a profissional.
6. Reclamar da vida
Segundo o consultor Laerte Leite Cordeiro, a mulher peca nas ocasiões em que reclama demais da vida. Cumprir jornada tripla (trabalho, casa, filhos) realmente não é fácil, mas este é um problema pessoal, e não do chefe ou dos colegas de trabalho. Acredite: ninguém suporta ouvir lamentações. Além de prejudicar o desenvolvimento pessoal, também costuma ser muito chato. E para aquelas que ficam mais irritadas durante o período pré-menstrual, a dica é simples: segure a barra com elegância.
7. Vaidade do jeito errado
A palavra é adequação. Não importa se a empresa exige um código mais clássico ou informal, a chave é não querer se destacar demais por meio das roupas entre os colegas de trabalho. “Na dúvida, não ouse. Você nunca vai perder pontos por ser discreta”, diz Álvaro Gazda. Por conta do repertório de moda mais restrito, os homens levam vantagem. “O maior erro que ele pode cometer é errar na cor da gravata, mas isso nunca o desqualifica num processo seletivo, por exemplo.”
Portanto, decida-se: Ser ou não pecadora e arcar com os resultados e consequências desses pecados !!
Fonte: ig.com.br
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
10 atitudes que podem sabotar a sua carreira !!

De acordo com as especialistas entrevistadas, a maioria dos problemas citados está relacionada com o comportamento do profissional
A falta de oportunidade de crescimento na carreira ou situações negativas que ocorrem com o profissional muitas vezes podem ser motivadas pela atitude da própria pessoa.
Para descobrir quais ações podem prejudicar a carreira, o Portal InfoMoney conversou com duas especialistas, a diretora-executiva da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Izabel de Almeida, e a headhunter da De Bernt Entschev, Lívia Falland. Elas apontaram 10 atitudes que podem ser consideradas sabotadoras. Confira:
Ser individualista: pensar só em si e não saber trabalhar em grupo pode ser extremamente prejudicial à carreira, principalmente se o desenvolvimento do trabalho depender da colaboração de outros;
Não ter disciplina: isso inclui chegar atrasado, não entregar o que foi pedido e não ter comprometimento e foco com o trabalho;
Competitividade doentia: ultrapassa a competitividade saudável. O profissional faz de tudo para ser o melhor e isso pode incluir até “puxar o tapete” do colega. A competição é importante, mas é fundamental que haja um equilíbrio;
Falta de ética: não saber guardar segredos da empresa e dos colegas e causar intrigas são algumas das atitudes consideradas antiéticas;
Acomodação: permanecer na zona de conforto e não investir na carreira são consideradas atitudes muito prejudiciais. Vale destacar que, no ambiente corporativo, as mudanças ocorrem de maneira rápida;
Não investir no próprio desenvolvimento: cursos de reciclagem, pós-graduação, conhecimentos em outras línguas, especialmente o inglês, são fundamentais para manter o profissional atraente ao mercado;
Não cultivar a rede de relacionamentos: o networking deve ser tanto interno como externo (fornecedores e clientes) e incluir a rede de amizades, como ex-colegas de trabalho e de faculdade, entre outros;
Não estar alinhado com a missão, visão e os valores da empresa: além de conhecer a missão, visão e os valores da empresa, o profissional deve considerá-los positivos, caso contrário, o trabalho não terá sucesso;
Ser sempre insubordinado “rebelde”: ser contra todas as iniciativas e ideias da empresa é considerado uma característica negativa do profissional. O colaborador deve trabalhar a favor da empresa e não contra;
Alimentar fofoca: fofoqueiros de plantão acabam com o clima da empresa e com as relações de trabalho.
O conceito de comportamento saudável no trabalho tem a ver com o ato de copiar o modelo que vem dando resultados positivos, e também diz respeito à superação de algumas tendências prejudiciais e desvios de conduta.
Portanto, analise sua postura profissional desde já.
Fonte: Administradores.com
sexta-feira, 19 de agosto de 2011
12ª Rodada de negócios da moda pernambucana em Caruaru - PE
Foram 03 dias de bons negócios e muita badalação no mundo da moda pernambucana, que teve como palco a 12ª Rodada de Negócios da moda, realizada no Shopping Difusora em Caruaru - PE entre os dias 17 e 19 de Agosto de 2011.
Vários confeccionistas compareceram com standes bem montados e equipados demonstrando seus produtos e criatividade regional,e é sucesso em vendas na região nordeste, centro-oeste e sul do país;
Entre os expositores, marcaram presença a DEL HIRA LINGERIE, uma empresa genuinamente nordestina, fundada e dirigida pelo casal Sr. Cláudio Bonfim e Sra. Gilvaneide Bonfim.
São empresários de renome regional e conhecidos pela qualidade e versatilidade de seus produtos, os quais são vendidos a nível nacional;
A IQ Sistemas esteve presente para prestigiar seu cliente DEL HIRA LINGERIE e fechar parcerias com empresas que estavam em busca de soluções para gestão empresarial.
Visitem o site da DEL HIRA LINGERIE e conheça produtos confeccionados com qualidade que estão a sua disposição: WWW.DELHIRA.COM.BR
Em resumo: saldo positivo !!
sexta-feira, 29 de julho de 2011
Talento ou Habilidade ?

Pesquisando no dicionário Aurélio, você descobrirá que a habilidade “é qualidade de hábil”, ou seja, “todo aquele que tem aptidão para alguma coisa”. Ela poderá ser adquirida ao longo da vida, ou seja, com treinamento e disciplina, você conseguirá dominá-la. Poderá, se desejar, com dedicação aprender, por exemplo, a tocar violão e até mesmo se tornar um violonista conceituado, mesmo que nunca tenha se interessado por instrumentos musicais. O mesmo pode ocorrer se você desejar pintar, fotografar, cantar, cozinhar, dançar etc.
Já o talento “é aptidão natural ou inteligência excepcional”. É algo que brota naturalmente da pessoa. Além de aprender música, o talentoso poderá improvisar e fazer algo memorável. O habilidoso poderá tirar ótimas fotos, mas o talentoso dará vida a elas, o habilidoso poderá lapidar a pedra, já o talentoso a transformá em bela escultura. O talentoso tem o dom natural, surpreende pela sua ousadia, é antenado e sempre terá uma solução memorável para superar os desafios.
Mas, afinal de contas, qual deles é mais importante para o sucesso? Os dois são muito importantes. A diferença é que o habilidoso sabe que terá de usar a sensatez e se dedicar adequadamente a causa, para evoluir e conquistar o que mais deseja. Ele sabe que terá que estar vigilante e jamais poderá esmorecer, sob o risco de nunca ter o sonho realizado.
Por outro lado, o talentoso sabedor de seus dotes intrínsecos, tende a se tornar confiante e até relaxado. Pois, sabe muito bem que diante de qualquer desafio poderá se safar de forma excepcional. Daí, nem sempre está disposto a dedicar-se o suficiente para adquirir novas técnicas, como a de se estruturar economicamente.
O fato é que o mundo está cheio de exemplos de pessoas talentosas como músicos, pintores, atletas e artistas que ao final da vida lidaram com dificuldades financeiras a ponto de depender da ajuda de outros para sobreviver.
Veja os jogos de futebol onde, não raro, testemunhamos times com maior número de atletas talentosos serem derrotados por adversários mais aplicados. Isso ocorre, pois consciente de suas deficiências, o que conta com menos talento usa a força e a vontade de vencer para superar os desafios.
Daí, se você não é talentoso mas detém alguma habilidade, deve se preocupar em aprimorá-la e logo encontrará o sucesso. Porém, se você é talentoso, parabéns pelo dom que nasceu com você. Mas nem por isso poderá achar que o sucesso está garantido, pois precisará cuidar-se para não permitir que as suas conquistas fujam por entre os dedos como se água ou areia fossem.
Finalmente, lembre-se de que o sucesso vem quase sempre acompanhado de outras qualidades como o conhecimento e a atitude. Reunindo essas preciosidades será mais fácil, rápido e prazeroso realizar os sonhos e manter-se no topo das conquistas.
Pense nisso...
Fonte: O gerente.com
quarta-feira, 29 de junho de 2011
Clientes satisfeitos na fila de espera ? É possível.

Esperar não precisa ser uma coisa negativa. Pode ser neutra ou, em alguns casos, até positiva
Dirigentes de empresas se preocupam muito com a possibilidade de seus clientes ficarem aborrecidos com o tempo de espera. Mas é possível que a solução não se resuma a reduzir o tempo de espera. Esta é uma solução antiquada, menos relevante para o novo tipo de consumidor que caracteriza hoje o mercado. Com base em pesquisas que combinam psicologia do comportamento e princípios tradicionais de marketing com as operações, é possível organizar uma nova estrutura, capaz de ajudar as empresas a tomar decisões melhores sobre o gerenciamento do tempo de espera.
A ideia básica é que tomar tempo demais do cliente acabará por prejudicar os lucros. Mas esperar não precisa ser uma coisa negativa. Pode ser neutra ou, em lugares como o Walt Disney World, até positiva. Às vezes, adotar um ritmo mais lento pode ser a melhor forma de garantir um serviço eficiente com relação ao custo e até mesmo fazer com que o cliente se sinta melhor. A chave para o gerenciamento da espera é entender como a espera influenciará os lucros da empresa.
Um dos melhores exemplos nesta área está na Disney. Seus dirigentes sabem que, para ter sucesso, a espera precisa ser divertida, pois os visitantes passam mais tempo nas filas do que nos próprios brinquedos. Por que, mesmo assim, os visitantes normalmente saem sorrindo do parque no fim do dia? Porque os funcionários orquestram, de maneira inteligente, o tempo em que ficaram no local.
Manter crianças entretidas enquanto esperam em uma fila é um grande desafio, que a Disney aprendeu a enfrentar. Por exemplo, Mickey, Minnie e os outros personagens percorrem o local, prontos a serem fotografados com os visitantes. Durante a espera do programa Soarin' Over California, os visitantes podem jogar em videogames interativos ou dar uma espiada no Wings of Fame, uma coleção de aviões históricos.
Antes de tomar medidas para poupar tempo, é importante para o gestor determinar se elas são desejadas pelo público. Por exemplo, estabelecer o check in automático nos hotéis indubitavelmente ganha tempo. Mas mesmo viajantes apressados irão apreciar algumas palavras de boas-vindas ditas por um ser humano e acompanhadas por um sorriso ao atendimento impessoal de um computador.
Na hora das compras
Fazer compras é outro setor em que isto é importante. Há pessoas e ocasiões em que o processo de escolha e negociação pode ser mais importante do que a compra em si. Mas também há pessoas para quem gastar o mínimo de tempo em uma compra é o mais importante. Por isso, o que uma cultura, grupo de idade ou sexo gosta é abominado por outro. Assim, tente saber qual o interesse de seu público, levando em conta toda a experiência, e faça a opção pelo que der respostas mais positivas.
Muita coisa pode ser aprendida a partir de pesquisas na área da Psicologia feitas a partir da década de 90 e que contribuíram para mudar o pensamento atual sobre como as pessoas reagem a experiências. Uma das mais interessantes foi feita na Universidade Princeton pelo psicanalista e prêmio Nobel de Economia Daniel Kahneman.
Em uma de suas experiências, os participantes do estudo mantiveram as mãos mergulhadas em duas vasilhas com água, cada uma por um minuto. A primeira vasilha continha água gelada. A segunda continha água ainda mais fria, mas, nos 30 segundos finais, ela ia sendo ligeiramente aquecida. A equipe descobriu que a maioria dos participantes preferia a segunda vasilha, mesmo ela sendo, objetivamente, menos confortável que a primeira. Isto a levou a formular o chamado end effect: quando uma pessoa avalia uma experiência, o final não só tende a ser mais importante que o princípio, mas pode fazer com que a pessoa esqueça sua duração.
Outro grupo de pesquisadores, chefiado pelo economista comportamental Dan Ariely, da Universidade Duke, realizou testes nos quais identificou as chamadas gestalt features, ou aspectos de uma experiência que determinam como o consumidor vai lembrá-la no futuro. Além do end effect, outros aspectos incluem a tendência (a experiência melhorou com o tempo?) os picos e vales (momentos de alta e baixa satisfação) e a taxa (a satisfação do cliente subiu e abaixou rapidamente ou lentamente?).
Aplicamos as ideias dos dois grupos a situações do mundo real, incluindo transporte aéreo, hotéis, serviços financeiros e lojas de varejo. Nossa descoberta foi a de que os clientes não lembram todos os detalhes de sua experiência, mas apenas aspectos que chamaram sua atenção. São eles que determinam se eles voltarão ou não e o que vão comentar sobre seu negócio. O que importa em um encontro de prestação de serviços não é só o tempo, mas o que acontece nesse tempo, como acontece e quando acontece.
Manter os consumidores contentes durante o encontro – e ainda mais contentes no fim – significa uma vantagem competitiva. Veja seis ideias relativas ao gerenciamento do tempo, baseadas em nossas próprias pesquisas, trabalhos de consultoria e tarefas de ensino, além de trabalhos de outros pesquisadores, citados em nosso paper publicado em Manufacturing & Service Operations Management.
Torne a espera menos aparente
O consumidor lembra os aspectos da experiência que mais chamam sua atenção e tenderá a esquecer a espera se ela passar para segundo plano. Uma maneira de fazer isso é mantê-lo ocupado, assistindo a uma TV de tela plana ou ouvindo música de seu gosto. O tempo de espera, assim, tende a ter um efeito neutro ou até mesmo positivo.
Gerencie o cliente, não a demora
A forma como o consumidor percebe o passar do tempo pode ser maior ou menor que a realidade. Uma demora bem explicada pode ser menor do que é na realidade. A demora produz sensações de impaciência e nervosismo que são as mais negativas. Nesses casos, o responsável deve ir além da própria duração e lidar diretamente com a ansiedade e aborrecimento do consumidor.
Reduza as incertezas, aumente a previsibilidade
Isso aumenta a sensação de controle e satisfação do consumidor. Dar ao cliente informações honestas sobre a espera – especialmente nos encontros pelo telefone e pela internet – o deixa mais confortável e permite que controle melhor o seu tempo. Em atendimentos públicos, um relógio, um teleprompter com o tempo de espera estimado, um sistema de senhas e um dispositivo para avisar o cliente se ele for tomar um café ou na espera de um restaurante levam a sensações mais positivas com relação à experiência total.
Ajuste o ambiente
Muitas vezes é possível aumentar a satisfação do cliente por meio de ajustes no ambiente. Considerado normalmente um elemento do chamado "gerenciamento de percepções", consiste no controle de condições como iluminação, temperatura, sons e cores; de avisos, símbolos e dispositivos que podem ser instruções para formar filas e aproveitar oportunidades de economizar tempo; e elementos de layout espacial e funcionalidade, como equipamentos e móveis.
Garanta um efeito final positivo
Se o cliente não ficar satisfeito no fim da transação, naturalmente vai dar mais importância ao tempo de espera e a outros obstáculos que encontrou no caminho. Uma forma de fazer isso, quando há boas e más notícias a dar, é prestar as informações ruins primeiro, para passar as boas no final.
Seja justo
É aconselhável sempre procurar servir em primeiro lugar quem chega primeiro, evitar aglomerações e manter fora de vista funcionários desocupados e atendimentos especiais. Por exemplo, passageiros da classe econômica muitas vezes se aborrecem com o tratamento especial dado aos da primeira classe e as prioridades que recebem. A companhia aérea LAN achou uma solução muito inteligente para isso: transferiu o check in dos passageiros de primeira classe para outro setor do aeroporto.
Perguntamos aos nossos alunos qual era a pior experiência de espera da qual se lembravam. Raramente eles citaram o tempo perdido. A não ser em situações de grande emergência, como em um pronto-socorro, o tempo de espera pode ser secundário. O importante é a forma como o consumidor encara, no final, a sua experiência.
::...
Gabriel Bitran - é professor de Gerenciamento de Operações e Dinâmica de Sistemas da Sloam School of Management do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
Juan Carlos Ferrer - é professor da Faculdade de Engenharia da Pontifícia Universidade Católica de Santiago, Chile, e doutor em Gerenciamento pelo MIT.
Paulo Rocha e Oliveira - é professor do IESE Business School, de Barcelona, graduado em Matemática pela Universidade Princeton e doutor em Gerenciamento pelo MIT.
Fonte: Administradores.com
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