segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Como lidar com pessoas difíceis ???



"Pessoas consideradas difíceis estão por toda parte. Há as falantes demais, as inoportunas, fofoqueiras, intrometidas, egocêntricas, nervosas em excesso, explosivas, que nunca estão erradas. Lidar com elas, no dia-a-dia, é um grande exercício de tolerância e conhecimento dos próprios limites", afirma o psicólogo e consultor organizacional Rogerio Martins, da Persona Consultoria e Eventos.

Para conviver em harmonia com pessoas "difíceis", é necessário saber, primeiramente, quais são seus próprios limites. Até que ponto você é capaz de suportar certos comportamentos? Qual seu nível de tolerância para determinadas ações? Analise como você se comporta. Há pessoas que entram em colapso nervoso, quando o chefe ou os colegas de trabalho que não respeitam limites exercem intensa pressão.

Passo 2

O segundo passo é compreender o que motiva o comportamento alheio. Analise por que o outro age daquela determinada forma. Em alguns casos, segundo o psicólogo, trata-se de um sintoma de carência, de necessidade de chamar atenção.

Ele dá outro exemplo: "uma pessoa que fala o tempo todo e se comporta de maneira intrometida revela imaturidade. Ela tem atitudes de criança e é preciso colocar limites. Informe que ela está atrapalhando, mas de forma que ela compreenda e não se sinta ofendida. Aliás, colocar limites serve para a maioria dos comportamentos considerados difíceis. É preciso impor certos limites, agindo de modo assertivo, ou seja, apontando o que incomoda ou atrapalha nas atitudes do outro".

Mas lembre-se de fazer isso de modo que o outro possa refletir sobre a atitude, em um local e momento adequados. Preferencialmente, não na frente dos outros nem logo após uma atitude inoportuna.

Se o caso for mais grave...

Se o caso for mais grave e estiver prejudicando o andamento das atividades, de forma que ter uma conversa séria com o colega não bastou, o melhor é conversar também com a chefia imediata. Aponte, com exemplos de situações concretas, o quanto o comportamento da pessoa em questão está influenciando na produtividade.

O caso pode ser ainda pior quando a pessoa difícil é o próprio chefe. Muitas pessoas em cargo de liderança utilizam o poder do cargo para agir de forma desmedida e isso já rende inúmeros processos de assédio moral.

"Caso o problema esteja na chefia, também vale a pena conversar com a pessoa em questão. Uma relação profissional deve ser pautada pela maturidade para dar e receber feedback. Todavia, se perceber que não há espaço para apontar críticas ou elogios, é o momento de procurar outra oportunidade", recomenda Martins.

"Por mais difícil que seja a recolocação em determinadas áreas, ninguém deve se sentir desrespeitado ou humilhado em função de outros. É preciso ter coragem para assumir riscos. Para isso, é preciso ter consciência do que se quer, buscar o entendimento, agir com assertividade e, em último caso, arriscar novas oportunidades",

Fonte: Administradores.com

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Das experiências você tem duas opções: Motivar-se positiva ou negativamente. Faça sua escolha !



“Nós somos frutos das escolhas que fazemos na vida”. * Gilclér Regina

A motivação é algo muito interessante. O mesmo episódio pode ter efeitos muito diferentes na vida das pessoas.

Um fato que ficou conhecido na literatura conta a história de dois irmãos nos Estados Unidos e que foram criados na cidade de Toronto no Canadá.

Perguntaram ao primeiro, qual a razão do seu fracasso, pois era um homem viciado em drogas, alcoólatra que maltratava a família e possuía antecedentes criminais.

Ele então respondeu: “Meu pai era alcoólatra, batia na minha mãe e irmãos, era ladrão… O que você queria que eu fosse?”.

Então foram ao segundo, empresário de sucesso nos Estados Unidos, família feliz, e lhe perguntaram a razão do seu sucesso.

E ele respondeu: “Meu pai era viciado, alcoólatra, batia na família, tinha fama de ladrão, então eu coloquei na minha cabeça que eu não queria ser daquele jeito, não queria aquilo para a minha vida.”.

Moral da história: Os dois encontraram a motivação na mesma fonte. Um a usou pelo modo negativo e o outro pelo modo positivo.

A motivação negativa traz o desejo do caminho fácil que acaba revelando-se o mais difícil.

A motivação positiva busca a inspiração, mesmo quando o modelo é negativo, sabe extrair resultados bons de situações ruins.

Fonte: Ogerente.com

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Qualidade de vida - Evite o infarto delegando tarefas.





Este texto é dedicado a todos aqueles que estão na faixa etária de 30 a 40 anos;

É nesta faixa etária que estes jovens começam a ascender na sua carreira profissional ocupando cargos de gerência e, muitos deles, alcançando a presidência de empresas antes dos 40 anos.

Aliás, segundo a reportagem da revista Você S.A. de janeiro de 2011, 5,5% das empresas brasileiras já tem como CEOs pessoas com menos de 40 anos sendo que até um ano antes, esta porcentagem era de apenas 3%.

Mas chegar ao topo também tem seu preço. Isto inclui muitas horas diárias dedicadas ao trabalho e menos horas dedicadas à família, aos amigos, ao lazer e aos cuidados com o corpo.

É aqui que mora o perigo. É no trabalho que se passa o maior número de horas da nossa vida. E, em um mundo globalizado onde as demandas e a competitividade são imensas e as atividades profissionais são realizadas em ritmos frenéticos e alucinantes, os cuidados com o corpo passam a não ter espaço nas agendas destes profissionais.

“Geralmente estas pessoas não tem tempo para a prática de uma atividade física, alimentam-se mal, dormem pouco e vivem ansiosos. Isto, além de os deixar estressados, ocasiona o aparecimento de doenças como obesidade, aumento do colesterol, maior risco de hipertensão arterial, diabetes e óbito por infarto agudo do miocárdio”, alerta a Dra. Daniella H. S. Dezen.

Este é um dos motivos pelos quais vemos jovens profissionais, com até 40 anos de idade, já apresentando em seu histórico médico, um infarto do miocárdio.

O infarto agudo do miocárdio nada mais é do que uma deficiência de oxigênio (isquemia) no músculo cardíaco que ocorre devido à oclusão (entupimento) de alguma artéria do coração. Ou seja, menos sangue chega ao músculo e, por falta de nutrientes que o sangue leva a este tecido, ocorre a necrose (morte) do músculo do coração.

O infarto é a principal causa de óbitos que ocorrem nos países industrializados, sendo que, nos Estados Unidos, a porcentagem chega a 25%

Os fatores de risco do infarto agudo do miocárdio são: colesterol alto, triglicérides elevado, hipertensão arterial, excesso de peso, tabagismo, diabetes, apnéia do sono, estresse e sedentarismo. Estes fatores podem ser passíveis de mudança.

Mas existem outros dois fatores que não são passíveis de mudança: o histórico familiar (predisposição genética) e a idade.

Na geração atual, infarto era coisa de pessoas com mais de 60 anos. Só que as coisas mudaram e, frente ao que ocorre nos dias de hoje, o fator idade pode ser questionado como fator de risco.

Mas por trás de todos estes fatores, o estresse vivido no ambiente de trabalho continua sendo um grande vilão. E o ônus do estresse é muito alto, porque ele irá produzir, ao longo do tempo, doenças que podem gerar aumento do absenteísmo, menor produtividade, acidentes do trabalho e… infarto agudo do miocárdio.

Portanto, dê uma olhadinha para você mesmo (a). Se o seu ritmo de trabalho é alucinante, você dedica de 12 a 14 horas para exercer sua atividade, cuidado! Principalmente se você for da geração X ou se for um Y chegando a X. O infarto pode estar batendo à sua porta e você não está se dando conta disso.

Quer evitar o infarto? Então aqui vão alguns conselhos básicos:

1º – pratique uma alimentação saudável. E isto não inclui apenas alimentos saudáveis, mas também lembrá-lo (a) que temos três refeições importantes durante o dia: café da manhã, almoço e jantar. Pratique-as!

Existem pessoas que saem para trabalhar com o estômago vazio ou que tomam apenas um cafezinho para “enganar” o estômago, engolem um Mac qualquer coisa no almoço e, aí sim, jantam tudo o que tem direito, e vão dormir. E delegam ao estômago a função de “carregar o piano” enquanto eles dormem. Só que o estômago reclama e faz o seu proprietário dormir mal, ter azia, prisão de ventre, etc.

Se tiver dúvidas, peça ajuda a um médico ou nutricionista.

2º – pratique uma atividade física. Matricule-se em uma academia, faça caminhadas, natação, tênis, squash, golfe ou qualquer outro esporte. Exercite-se!

3º – pratique um hobby. Algo que lhe faça esquecer da sua atividade laboral. “Desligue-se”!

4º – curta sua família e seus amigos. Tenha tempo, também, para eles. Ame!

5º – tenha lazer, não importa o quê: cinema, teatro, leitura, praia, piscina, campo, etc. Divirta-se!

Agora, com relação ao trabalho, lembre-se que o dinheiro que você ganha no final do mês e que servem para pagar as suas despesas, não deve ser MAIS importante do que sua própria saúde. Pense comigo: se você tiver um infarto, será a empresa que vai pagar a escola dois seus filhos?

Nenhum trabalho é feito somente por você. Um grande segredo é o saber delegar.

Certamente você conhece pessoas que afirmam: “se eu não fizer ninguém fará”, “não tenho tempo para ensinar as pessoas o que precisa ser feito”, “se eu delegar, meus superiores podem achar que eu não sou mais necessário e posso ser despedido”.

Estes pensamentos caracterizam pessoas perfeccionistas, aquelas que, por natureza, não conseguem trabalhar em equipe, estão sempre sobrecarregadas de trabalho e não conseguem simplificar delegando.

Sônia Jordão afirma que “a delegação é, fundamentalmente, um sistema de confiança. Quando realmente delega autoridade a uma pessoa, você demonstra sua confiança nela. Para obter flexibilidade e agilidade, os líderes precisam delegar poder e atribuições inerentes a cada tarefa, de tal forma que não fiquem diretamente envolvidos nas mesmas, mas continuem com a responsabilidade final do processo A delegação é, fundamentalmente, um sistema de confiança”.

Antes de delegar algo a alguém é bom ter respostas para as seguintes perguntas:

* o que eu estou fazendo que não precisa ser feito?
* o que eu estou fazendo?
* o que eu estou fazendo que poderia ser feito por outra pessoa?

Ao delegar, você ganha tempo para se dedicar a coisas mais importantes e, ao mesmo tempo, dá a oportunidade aos outros membros da equipe para desenvolver sua criatividade, suas potencialidades e suas habilidades. Com isto, eles tem mais um motivo para crescer e se desenvolver.

Para delegar com eficiência, atente para os seguintes pontos:

* identifique, em primeiro lugar, o que será delegado.
* não delegue somente as tarefas ruins e mais difíceis, ficando com as melhores e mais fáceis de serem executadas.
* se for preciso delegar tarefas não rotineiras, explique o porquê isto está sendo feito.
* identifique a pessoa a quem você vai delegar a tarefa, avaliando suas aptidões e seu grau de maturidade para a execução da tarefa. Esta pessoa deverá ter foco nas ações e não no problema.
* forneça à pessoa escolhida todas as explicações e as ferramentas necessárias para a execução da tarefa, além de deixar claro o objetivo, as regras e os prazos para o cumprimento da mesma. Veja se tudo foi bem compreendido.
* ao delegar, dê espaço e liberdade à pessoa escolhida para que ela possa desenvolver bem o seu trabalho. Lembre-se que você está passando a ela autoridade, poder de decisão e responsabilidade.
* deixe claro que você está disponível para outras orientações, mas que você só deverá ser consultado se for realmente necessário.
* faça um “contrato” com a pessoa que recebeu a incumbência. Nele deve constar a tarefa, o responsável por ela, prazos intermediários para avaliar o andamento e o desenvolvimento da tarefa e um prazo final de entrega. Tais prazos deverão ser realistas e acordados por ambos. Dê a elas a chance de executar as tarefas de acordo com o seu jeito, desde que atinjam os resultados acordados.
* forneça feedback sempre que julgar necessário.
* ao final, reconheça e valorize o trabalho feito e os resultados alcançados. Nunca traga para você os méritos da execução da tarefa. Quando você reconhece, você aumenta a auto-estima do colaborador e o motiva mais para seguir com seu trabalho.
* o que não deve ser esquecido por quem delega é que ele continua sendo o responsável direto pelos resultados. Se algo der errado, ele será penalizado. Por isso o acompanhamento intermediário é importante.

Ainda com relação ao ato de delegar, vamos examinar a situação inversa.

Andre Brasil cita o seguinte exemplo: o líder está passando pelo corredor quando é interpelado por um colaborador que lhe diz:

- Estou encontrando problemas nos números do relatório. E agora?

- Bem, deixe os dados com a minha secretária que eu dou uma olhada.

Neste instante o colaborador delega a tarefa para o seu superior. E esta é a melhor maneira de delegar “para cima”: apresentando seu trabalho parcialmente finalizado ou um problema que precise de uma solução.

Como evitar?

O mesmo autor cita que aprendeu com Lair Ribeiro a maneira de sair desta enrascada para não perder tempo. A dica é fazer quatro perguntas ao colaborador, quais sejam:

1ª – Qual é o problema? (A simples definição já ajuda na solução)

2ª – Quais as causas? (Ajuda na compreensão do problema)

3ª – Quais as possíveis soluções? (Buscar alternativas é o melhor caminho para a resolução)

4ª – Na sua opinião, o que deve ser feito? (Com isso o colaborador já decidiu o que fazer)

E finaliza: sempre que o colaborador tentar delegar para o superior alguma tarefa, ele deverá lançar mão destas quatro perguntas e não tomar uma atitude antes do colaborador responder a todas elas.

Lembre-se sempre que: ao delegar tarefas você, provavelmente, estará evitando e mandando embora o seu infarto.


Fonte: ogerente.com

***Hora de fazer um Checkup Janni !!!

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

SICE.net - Homologado e certificado: PAF - ECF, TEF, NFe


O SICE.net é o sistema para gestão empresarial e automação comercial desenvolvido pela IQ Sistemas com tecnologia de última geração, base de dados segura, altamente confiável e com recursos imprescindíveis para frente de loja, retaguarda e gestão de empresas.

As melhorias constantemente implementadas no SICE.net são desenvolvidas de acordo com as necessidades dos clientes a nível nordeste, seguindo as especificações da RFB.

Homologado e certificado para o PAF-ECF, TEF e NFe ( Gerenciador próprio de NFe ), o SICE.net e a equipe IQ Sistemas ajudará sua organização a fazer a diferença no mercado à frente da concorrência.

Visite o site www.iqsistemas.com.br e conheça mais sobre as soluções e serviços da IQ Sistemas.

Desejamos a todos que 2011 seja de muita saúde, prosperidade e mais $uce$$o !!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Pernambuco ganha espaço para apreciadores de queijos


O Laticínio Campo da Serra abre nova loja em Recife e convida a todos que apreciam a desgustação de queijos e derivados do leite fabricados de forma artesanal.
O espaço conta com ambiente aconchegante e garante o sucesso de seu evento, reunião, happy hour, atendendo em seu novo espaço com reservas.

Acesse e garanta o seu kit de natal pela internet. Saiba mais em:
www.campodaserra.com.br

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

SICEpdv.net - Novo Produto IQ Sistemas


Entre os dias 01 e 02/12/2010, os desenvolvedores da IQ Sistemas homologaram o SICEpdv.net para o TEF nas bandeiras: VISANET,AMEX e REDECARD.
O SICEpdv.net é o mais novo e arrojado produto da IQ Sistemas e que vem com novidades e adequações conforme exigências da Receita Federal do Brasil.

Os clientes da IQ Sistemas que usam o SICE.net, terão a sua disposição mais um produto da IQ Sistemas que utiliza o que há de mais moderno e seguro em tecnologia e que se adequa as novas exigências da RFB.

Mais informações pelo site: Www.IQSistemas.com.br

Fonte: Ivan Quirino - Diretor Presidente IQ Sistemas.

DIA INTERNACIONAL DO MAÇON - 22 DE FEVEREIRO 2025

DIA INTERNACIONAL DO MAÇON - 22 FEVEREIRO 2025 No silêncio das pedras, um laço a formar,Irmãos de jornada, juntos a sonhar.  Luz na consciên...